redes de comunicação industrial

Redes de comunicação industrial: Você sabe o que são?

O processo de automação industrial e as transformações criadas pela Indústria 4.0 desenvolveram um novo cenário industrial. Por meio das mudanças e pela interligação entre as máquinas inteligentes, a internet e o compartilhamento de dados, é possível transformar o ciclo de produção. As redes de comunicação industrial desenvolvidas muito antes do advento da Indústria 4.0 possibilitam a troca de informações valiosas para o processo produtivo.

Para compreender mais sobre o tema, leia este artigo na íntegra!

Conceito de redes de comunicação industrial

Como o próprio termo aponta, as redes de comunicação industrial consistem em protocolos de comunicação. E podem ser definidas como caminhos automáticos que possibilitam o compartilhamento de dados. No cenário da Indústria 4.0, a leitura e compartilhamento de informações é um aspecto valioso para o desenvolvimento da eficiência produtiva.

Elas são divididas em grupos como redes baseadas em Fieldbus (primeiras redes de campo como Profibus e DeviceNet), Ethernet (mais evoluída, permite que máquinas e dispositivos se conectem com mais precisão, como Profinet, EthernetIP e EtherCat), e Protocolos mais alinhados com a Indústria 4.0 (como OPC/UA e TSN).

Porém existem diversos tipos, cada uma com características específicas de determinadas aplicações. Ainda há o IO-Link, protocolo de comunicação de dados aberto. Ele forma uma rede de ponto a ponto entre um componente I/O Link como sensor, medidor ou atuador E tem capacidades de comunicação, diagnose ou operação muito mais complexas que os componentes de campo tradicionais.

Por meio das tecnologias da informação e comunicação, é possível realizar a troca de dados, supervisionar e gerenciar processos. Tudo isso através de um meio físico conectado com cabos de rede específicos de cada protocolo, cabos de fibra ótica ou mesmo usando redes wireless industriais. Além de simplificar processos de uma planta industrial.

As redes de comunicação industrial são muito importantes para que as empresas consigam processar dados. Principalmente devido à imensa carga de informações que são criadas e compartilhadas a todo momento. A troca de informações ocorre, principalmente, por entre servidores, computadores, máquinas, CLPSs, atuadores e sensores.

Com a aplicação destas redes de comunicação industrial também é possível detectar possíveis falhas no painel ou dentro da máquina. Além de reduzir instalações elétricas do tamanho do painel elétrico, dentre outros benefícios.

Leia também: Projeto de automação industrial se encontra com dados de gestão na Indústria 4.0

História das redes de comunicação industrial

A Revolução Industrial, em meados do século XIX, foi divisora de águas na forma como era realizada a produção de materiais. Além da estruturação da mão de obra. O trabalho manual passou a ser desenvolvido por máquinas em fábricas.

Com o passar do tempo, as evoluções que iam surgindo. Muitas provenientes das transformações pós-Primeira e Segunda Guerra Mundial. Além disso o processo fabril foi ficando cada vez mais aprimorado, assim como as linhas de montagem. Diretamente impactadas pelo avanço tecnológico, com as automações industriais e integração de sistemas no chão de fábrica.

Tipos de Redes Industriais

O modelo que os trabalhadores estavam acostumados já não era mais o mesmo. É então que surgem ferramentas de controle e manutenção de processos ligadas a protocolos de redes de comunicação industrial. E que interligam diversos equipamentos de uma aplicação.

Hoje, essas redes evoluem rapidamente, à medida que a indústria cresce e se desenvolve. E trazem novas tecnologias ainda mais complexas para a planta industrial. É a era dos processos instantâneos, com alta demanda de informações, transmitidas a todo momento.

Essas redes passaram por avanços que se refletiram no aumento da velocidade de comunicação. Além da redução da latência, do aumento de throughput e das melhorias de possibilidade de topologia.

Leia também: Comunicação independente com o serviço de nuvem da Murrelektronik

Como as redes de comunicação são aplicadas nas indústrias?

Como foi dito, as redes de comunicação industrial são aplicadas para auxiliar no processo de armazenamento e compartilhamento de dados por meio de um meio físico. Com o advento do conceito de Indústria 4.0, Big Data e Internet das Coisas (IoT), os dados coletados servem como base para análises e aplicações de melhorias de todo o sistema de produção.

Em busca de automatização, eficiência logística e maior produtividade, empresas modernas investem em redes de comunicação industrial. Afinal, a troca de informações durante o ciclo produtivo garante diversos benefícios para a indústria, como:

Operações rápidas e eficientes com redes de comunicação industrial

As redes de comunicação industrial preparadas para as demandas da Indústria 4.0 possibilitam que ocorra o compartilhamento de dados de uma maneira mais rápida. Fato que simplifica o processo de produção, de armazenamento e de análise de informações. Tudo isso para a tomada de decisão para melhoria produtiva, por exemplo.

Além disso, as redes com mais recursos de comunicação, gestão e operação de componentes complexos, como a I/O Link, elevam as possibilidades de aplicação de conexão de dados no chão de fábrica.

Máquinas interconectadas

As máquinas passam a constituir uma “indústria inteligente”. Pois são interligadas umas às outras, possibilitando a comunicação por meio da troca de dados de produção e tomada de decisões locais.

Sabendo da interdependência pregada pela Indústria 4.0, onde máquinas e equipamentos fazem parte de um grande sistema de decisões e ações, a capacidade de interconexão se torna ainda mais necessária.

Descentralização da produção

É possível dizer, também, que as redes de comunicação desenvolvem a descentralização da produção. Ou seja, é possível monitorar e compartilhar informações referentes aos processos produtivos de diferentes locais com processos trocando informações entre eles. Com a menor necessidade de interferência humana para que esta comunicação aconteça.

Este é um dos assuntos da Murrelektronik

Entendeu a importância das redes de comunicação industrial? Comente e compartilhe este conteúdo! Aproveite e confira mais matérias da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.