Não há dúvidas de que o sistema da automação industrial surgiu para aumentar a produtividade e a eficiência dos processos do chão de fábrica.
Porém, como em todo e qualquer processo, independente de seu segmento, podem acontecer falhas que acabam interferindo significativamente na produção, demonstrando que esse mesmo sistema da automação industrial necessita de melhorias.
A Murrelektronik listou 6 sinais que indicam que o sistema da automação do seu chão de fábrica precisa de melhorias. Confira quais são eles:
Falhas e paradas nas máquinas de produção
As máquinas do seu chão de fábrica começaram a parar de funcionar ou têm apresentado falhas contínuas? Este é o maior sinal de que o sistema da automação industrial está precisando de alguma melhoria.
Isso pode estar acontecendo em função das soluções tecnológicas aplicadas, como os sensores industriais ou as ferramentas de processamento de imagem, que devem ser adaptados para cada companhia. Em outras palavras, um mesmo dispositivo que atende bem às demandas de uma determinada organização, pode não atender da mesma forma as demandas de outra.
Por isso, é fundamental que a sua empresa tenha um projeto customizado para as funções que ela exerce.
Quando há reclamações sobre a qualidade final dos produtos
Sua empresa já chegou a receber algum tipo de reclamação referente à qualidade dos produtos que foram fabricados? Então, chegou o momento de checar como anda a automação do seu chão de fábrica, pois, com certeza, há algum problema nos processos que está comprometendo a excelência das suas entregas.
Dificuldades para rastrear os produtos
Encontrar dificuldades no processo de rastreamento dos produtos também é um fato que comprova que o sistema da automação industrial precisa ser revisto.
A implantação de um sistema inteligente de rastreamento é primordial para que a sua empresa consiga aumentar a sua competitividade, pois possibilita a localização dos produtos com maior eficiência.
Paradas generalizadas no chão de fábrica
PLCs, IHMs e redes industriais são os dispositivos principais de qualquer estratégia de automação industrial, pois são os responsáveis pelo controle dos equipamentos da indústria.
Justamente por isso, é comum que eles enfrentem problemas com os dispositivos que os controlam. Falhas como mal contato, cabeamento, entre outros, podem acabar inviabilizando o trabalho das máquinas e, consequentemente, acarretar em paradas na produção.
Logo, o mais indicado é realizar uma revisão no sistema da automação industrial a fim de identificar esses problemas e resolvê-los da melhor forma possível.
Falhas em terminais, servidores e computadores industriais
Estes são componentes essenciais para a rotina de produção de uma indústria, pois funcionam como norteadores de estratégias de produção com a automação industrial, rodando os programas que controlam os processos de fabricação e outros ativos do chão de fábrica. Logo, precisam de um acompanhamento muito criterioso.
Problemas com a compatibilidade
Em função da constante evolução tecnológica e das novas tendências de equipamentos, podem acarretar em problemas de compatibilidade com as máquinas. E isso é mais comum do que imaginamos, principalmente quando não há uma gestão de automação eficiente.
A gestão da automação é a maior responsável pela resolução de problemas como esses. Inclusive, ela pode e deve instruir o setor de compras para orientá-lo sobre a aquisição de máquinas e demais equipamentos.