O Bloco K é uma medida do governo para controlar os estoques das empresas brasileiras. Está influenciando diretamente a contabilidade da empresa. Mas o que eu (engenheiro/projetista) tenho a ver com isso? Caro Padawan, vamos do início…
O que é o Bloco K?
O Sped é um projeto do governo para automatizar todas as declarações que a empresa faz para o governo. Para não implantar tudo de uma vez, foram divididas as obrigações em blocos, cada um com objetivo diferente. O Bloco C foi para melhorar o procedimento de declaração do ICMS e IPI. O Bloco G foi para digitalizar/automatizar/padronizar a declaração de Controle de Ativos Permanentes. E Por aí vai.
O governo também aproveitou para aumentar o controle. Então o Bloco K foi criado para controlar a produção e os estoques da indústria.
Mas por que o governo precisa controlar estoque?
Na contabilidade é importante o controle de estoque. Muitas empresas omitem (ou superprojetam o valor do estoque), camuflando ineficiências e prejuízos e depois de algum tempo falem e deixa muitos clientes e colaboradores na mão. Mas no final, é porque ele quer.
Quando a minha empresa precisa começar a declaração?
Essa data já mudou várias vezes, atualmente a data de início depende do faturamento:
- maior de R$300 milhões por ano, a partir de 01/01/2017
- maior de R$78 milhões, a partir de 01/01/2018
- Todas indústrias, a partir de 01/01/2019.
E o que eu projetista/engenheiro tenho a ver com isso?
Como toda atividade na indústria, esse processo (controle da produção e do estoque) será automatizado. Prepare-se para conversar com contadores, TI, consultores. Prepare-se para controlar o estoque, enviar dados para um banco de dados em TI, etc.
Prepare-se para aumentar a quantidade de sensores, prepare para diversos projetos com o foco nas soluções para Bloco K.
Quer ajuda para implantar o Bloco K? Preencha o formulário abaixo e solicite uma ligação de um consultor.
Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!