Disjuntor AC em circuito DC? Cuidado! É uma cilada!

Disjuntor AC? Só se for para circuito AC…

 Anos a fio o disjuntor AC vem sendo utilizado para proteger os canais de alimentação DC de uma máquina. Isso funcionava muito bem nos tempos das saudosas fontes filtradas (ou mesmo das fontes reguladas), mas com as fontes de alimentação chaveadas dominando os painéis elétricos de máquinas, existem novas exigências de regime elétrico que precisam ser atendidas.

No momento em que acontece um curto circuito em corrente contínua por conta de válvula em fim da vida útil, de quebra de um sensor, de fio partido no campo ou qualquer motivo, é necessário que sua aplicação esteja protegida por um dispositivo realmente eficiente.

Uma fonte de alimentação chaveada demora em média 200ms para desarmar e um Disjuntor AC, neste circuito DC demora 5000ms para desarmar com 3x a corrente nominal. Resultados disso?

  • Sua máquina apagando por completo a cada curto circuito em corrente contínua;
  • A fonte chaveada sendo mais exigida do que deveria, consequentemente reduzindo o seu tempo de vida útil.

Como proteger a fonte de um curto circuito em corrente contínua

 É neste momento que o MIC, a solução de proteção de canais em corrente contínua da Murrelektronik é empregada. O MIC atua como:

  • Um verdadeiro protetor de fonte chaveada para curto circuito em corrente contínua por atuar em 100 ms, ou seja, mais rápido que o desarme da própria fonte chaveada. Saúde da fonte garantida!
  • Também por conta desta rápida atuação, o MIC mantém o painel elétrico funcionando mesmo no momento do curto circuito;
  • Cada um dos seus canais é monitorado por LEDs no painel frontal indicando qual deles está em curto circuito. Além desta questão saídas digitais do MIC podem ser conectadas ao CLP da máquina, permitindo uma diagnose real time do curto circuito. Imagine o tempo economizado no entendimento da falha;
  • O custo / benefício é outra grande questão, pois, partir de 4 canais de alimentação DC os valores dos materiais já podem ser os mesmos!
  • Existem ainda benefícios de atuação preventiva em sobrecarga e atuação em carga capacitiva, mas sobre estes itens falaremos em outro momento.

Dicas infalíveis para reduzir custos com automação em máquinas. Cadastre-se!

Dúvidas, sugestões, críticas? Deixe nos comentários abaixo!

Para saber da real possibilidade e da viabilidade técnica das novas aplicações, pergunte para a Engenharia de Aplicação Murrelektronik, teremos um grande prazer em atendê-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.