Máquinas modulares são a saída para a flexibilidade

Mesmo quando departamentos de engenharia tomam grande cuidado com o projeto de máquinas e equipamentos, o aumento, ou, as mudanças de escopo ao longo da montagem e tryout podem tornar a construção e entrega de máquinas uma tarefa complicada e seus lucros incertos. Trabalhar com máquinas modulares na instalação elétrica pode ser uma grande solução para este problema.

Depois de montados conforme o projeto, painéis elétricos não são as áreas mais flexíveis de uma máquina caso mudanças sejam necessárias. Fios e cabos passados, todos os componentes conectados nos seus lugares, todos os testes de sinal feitos… Mudar algo neste local pode ser uma grande dor de cabeça.

Também não é incomum que máquinas e equipamentos sofram alterações ao longo dos primeiros anos de uso para aumentar a sua capacidade e agregar novas funções. Mais uma vez “mexer no que está pronto” pode ser fonte de sérios problemas.

Atuar na construção de máquinas modulares é uma saída que fabricantes de máquinas do mundo todo estão adotando para resolver estas questões.

Máquinas modulares atendem sempre e melhor.

As máquinas modulares são uma excelente saída para estes desafios. Vamos a alguns aspectos interessantes:

  • Equipamentos e componentes certos podem tirar de dentro do painel boa parte das conexões e distribuição de sinais. A utilização de Fieldbus e distribuidores IP67/IP68 alocados no corpo das máquinas para a distribuição de sinais, permite que mudanças e ampliações sejam feitas de forma simples;
  • No momento de desmontar e embalar a máquina, cada cabo de Fieldbus pode ser guardado no seu “pedaço” de máquina, facilitando em muito a operação logística de envio para o cliente;
  • As ampliações das máquinas não exigem que grandes alterações em painéis elétricos e principalmente, que a passagem de novos fios e cabos sejam feitas desde o painel. Acrescentar novos distribuidores IP67/IP68 nos equipamentos e conecta-los ao CLP é uma tarefa muito mais simples.

E isso não para aqui!

Elegemos somente alguns pontos importantes para demonstrar a você a importância de trabalhar com máquinas modulares.

Faça contato com a nossa equipe técnica e trabalharemos para fazer uma prova de conceito no seu equipamento. Temos certeza que ficarão claras as vantagens.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.