Sim! Uma máquina precisa atingir ROi

Investir em um novo equipamento, ou, até mesmo em uma nova linha de produção depende do entendimento do quanto este novo recurso irá aumentar a produtividade e lucratividade de uma empresa. Ele precisa somente de uma coisa: Atender a produção com a melhor performance possível e garantir ROI.

Parece simples, mas, nem sempre o é. ROI ou Return On Investment é um objetivo perseguido amplamente pelas empresas. Quando falamos de aquisição e implantação de novas máquinas e equipamento isso não é diferente, afinal, recursos financeiros importantes são alocados na aquisição destes ativos.

Cabe ao pessoal responsável pela decisão de compra e depois ao pessoal responsável por manter este equipamento em funcionamento (Sim! Falamos em funcionamento!), olhar com cuidado para o quanto tal equipamento será capaz de funcionar sem parar, pois, paradas não programadas podem por abaixo qualquer ROI sobre o qual este equipamento seria responsável.

Não pode parar e “ponto”!

Paradas não programadas acabam com qualquer cálculo de performance. Sabendo que o nosso raio de atuação está nas partes elétricas e eletrônicas de uma máquina, vamos lembrar  alguns motivos corriqueiros de paradas de máquinas:

  • Queda de alimentação do painel – Fontes de alimentação precisam suportar um regime de linha de corrente alterada cada vez mais severo, pois a qualidade das linhas de transmissão que chegam até nossas empresas não é das mais confiáveis;
  • Qualidade do sinal em corrente contínua – Por outro lado dentro dos painéis elétricos e ao longo das máquinas e equipamentos, componentes cada vez mais sensíveis estão instalados. Estes componentes precisam de corrente contínua estável e livre de ruídos;
  • Proteção seletiva – Um curto circuito em um sensor não pode apagar um painel elétrico inteiro. É isso que acontece quando a proteção dos canais de corrente contínua é feito por disjuntores eletromagnéticos simples.

Especificando para ter tranquilidade

Pequenos cuidados são fundamentais para auxiliar na obtenção do ROI de máquinas e equipamentos adquiridos por uma empresa. Especificar componentes corretos para estes equipamentos é fundamental.

Engenheiros de Produção e Gerentes de Manutenção devem ser ouvidos neste momento, pois são eles os detentores de informações e práticas do chão de fábrica que permitiram a melhor decisão de compra.

 

Quer entender melhor como isso pode ser feito nos seus projetos e saber quais são estes componentes importantes? Faça contato com nossa equipe técnica!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.