A modernização do processo produtivo surgiu acompanhando da utilização de tecnologias e técnicas computadorizadas. No século XX começamos a assistir o avanço e a concretização dos computadores para o desempenho de muitas funções, até mesmo na substituição do homem em suas atividades rotineiras. Essa realidade pode explicar quando surgiu a automação industrial e de que forma o desenvolvimento do processo está intimamente associado à evolução dos computadores em geral.
Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando este artigo!
Entenda como e quando surgiu a automação industrial
Para entender como ocorreu a automação industrial, é importante analisarmos os acontecimentos ocorridos nos anos 1950. Nesse período, começavam a ser desenvolvidos mecanismos que promoviam a movimentação automática dos materiais.
Sistemas comuns ao nosso dia a dia, como o fechamento de portas, controle de velocidade, temperatura, iluminação e outras diversas atividades passaram a ser comandadas automaticamente, sem a necessidade de homens estarem ordenando constantemente os processos.
A automação industrial, além de otimizar a produção, também proporcionou mudanças em todo ciclo produtivo. O processo foi iniciado com a primeira revolução industrial ocorrida no século XVIII, na Inglaterra, quando começaram a ser utilizados teares e ,máquinas a vapor para que a produção ganhassem maior ritmo.
Posteriormente, a segunda revolução trouxe um novo conceito de automação para a época, com a utilização da eletricidade no ciclo produtivo. Por fim, a terceira revolução, ocorrida no século XX, aproximou a tecnologia dos computadores à produção.
Atualmente, a quarta revolução, conhecida como Indústria 4.0, é apresentada com alterações que transformam a relações de produção, com o auxílio da internet, além de transformar o papel da mão de obra humana.
A automação industrial na Indústria 4.0
A modernização e automatização do sistema produtivo, da maneira como conhecemos hoje, começou a ser desenvolvido em meados do século XX, principalmente com com o avanço e modernização dos computadores.
Em 1954 foram criadas pelo americano George Devol as primeiras “máquinas robôs”, essas passariam a substituir a mão de obra humana no processo de transporte de materiais.
Posteriormente, a General Motors desenvolveu máquinas que realizavam o trabalho de soldagem de carrocerias. A partir de então, os avanços e tecnologias passam constantemente por inovações, principalmente ligadas a conceitos de robótica, engenharia mecatrônica, de controle e automação, tecnologia da informação e comunicação.
O avanço das tecnologias que visam automação industrial procuram promover a produtividade, menores custos de produção e redução de perdas e falhas no ciclo produtivo.
Entendeu quando surgiu a automação industrial e quais são as transformações ocasionadas pelo processo? Comente e compartilhe este artigo. Aproveite e confira mais no blog da Murreletronik!