Imagina poder prever e identificar um erro dentro de uma operação no chão de fábrica, parece até algo impossível, mas se a inteligência artificial é utilizada isso se torna uma realidade alcançável.
É desta forma que a AI pode ser aplicada na sua planta industrial, como um recurso que ajuda a mitigar erros em eventos, aumentando a produtividade e competitividade da sua empresa.
A inteligência artificial tem como premissa fazer o uso de estatísticas para poder se antecipar em caso de falhas, como:
- Acidentes na planta;
- Quebra de máquinas;
- Falhas em processos;
- Baixa qualidade do produto.
A possibilidade de conseguir parametrizar e ter dados concretos do início ao fim de uma linha de produção é um dos grandes benefícios da implementação da AI na indústria. E para dar um passo para essa evolução é preciso ter desenhado qual é o evento que você quer capturar e analisar.
Apenas grandes projetos e operações se beneficiam com o uso da inteligência artificial?
Um dos maiores mitos relacionados à aplicação da inteligência artificial na indústria é que apenas grandes projetos e operações podem se beneficiar com ela.
Porém, continuar com essa afirmação é um equívoco. O resultado positivo do uso da AI na sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, depende da forma com que você lida com a automação industrial. O tamanho da sua operação nunca vai impedir que a inteligência artificial entregue bons resultados.
O que você precisa para enraizar essa tecnologia com base em estatísticas é ter o dado como uma premissa para tomada de decisões assertivas. E entender que esse caminho é o ideal para evitar prejuízos na operação que afetem financeiramente a sua indústria.
Dada a situação, é primordial que antes da introdução da AI haja a modernização do seu parque industrial. Pois, ao trabalhar com sistemas e máquinas que não permitem a integração e disponibilidade de dados isso afetará diretamente na eficiência da inteligência. Ligado a esse ponto, esbarramos em outro tema pertinente ao assunto, o custo-benefício.
Seria errôneo afirmar que o custo-benefício é igual para toda e qualquer indústria, pois isso irá depender da modernização e maturidade da automação.
Indústrias que enxergam e valorizam a captação de dados para prevenção de eventos saem na frente e garantem grandes vantagens financeiras e processuais na implementação da AI. Todo o custo e vantagens permeiam a instrumentação disponível na sua planta.
Leia também: A inteligência artificial na indústria 4.0 e as demandas para clientes finais
A evolução da inteligência artificial no Brasil conquista cada vez mais espaço
Apesar de ainda estarmos atrás das grandes potências mundiais, a implantação de inteligência artificial no Brasil vem conquistando novos espaços e se mostrando essencial para a competitividade de indústrias e de outros setores. Um estudo recente realizado pelo IDC (International Data Corporation) mostra que atualmente 25% das empresas brasileiras usam a AI e o machine learning em seus projetos.
Já a CNI apontou em 2018 que apenas 17% das indústrias em solo brasileiro investem em tecnologia na planta. E que muitas delas ainda estão no processo de adaptação ou implementação desta tecnologia. Apesar da evolução constante, o Brasil ainda ocupa uma posição um pouco desfavorável perante ao ranking mundial de desenvolvimento da AI.
Quando voltamos o olhar para a indústria, muito deste entrave na evolução com base em AI não acontece devido à existência de plantas e sistemas operacionais ultrapassados que não acompanham a necessidade de captação e análise de dados para efetivação de melhorias que impactam diretamente na produtividade e competitividade no setor.
Em uma edição do nosso Stay Connected no nosso canal do Youtube nós falamos sobre esse tema com um dos nossos especialistas. Vale a pena conferir o vídeo para identificar quais são as dores que a sua indústria apresenta e que podem ser resolvidas com inteligência artificial.