Responsabilidade social é quando uma empresa voluntariamente adota postura e ações que promovam a conscientização de seu publico interno e externo para a comunidade local. Hoje queremos te convidar para uma pausa e reflexão sobre o que é Responsabilidade Social para você, para a empresa que você trabalha, para os seus amigos e familiares.
Nós da Murrelektronik acreditamos que podemos transformar o mundo através da educação. E essa é a filosofia da ONG Casa do Zezinho, que desde 1995 nós apoiamos com muito amor, por levar em sua filosofia a questão da educação.
Há mais de 20 anos, a Tia Dag como é conhecida carinhosamente Dagmar Garroux – fundadora da Instituição – desenvolveu uma Pedagogia diferenciada, à qual batizou de Pedagogia do Arco Íris. Esse conjunto pedagógico inovador de ação social da Casa do Zezinho traz uma pedagogia desenvolvida na prática, promovendo educação de qualidade e tem como ponto central o desenvolvimento da autonomia de pensamento e de ação a partir de 4 pilares da educação, o Ser – (Espiritualidade), o Conhecer – (Ciências), o Saber – (Filosofia) e Fazer – (Arte). Mas por que o Arco íris?
“Pelas possibilidades de manipulação permitidas pelas cores. Meu cavalo pode ser azul, o seu amarelo e o seu verde. Posso brincar do que eu quiser, ser o que eu quiser, com a cor que eu desejar. Um vir-a-ser diferenciado, com a minha própria cor. O passaporte para o meu destino será a cor que eu escolher. As cores do Arco íris representam as possibilidades de sonhar, são as pinceladas da diversidade que a vida contém. A tolerância, o amor, a solidariedade, na alma de cada Zezinho. É a conquista da autonomia através da mobilidade. Na Casa do Zezinho, as etapas que a criança percorre são simbolicamente divididas pelas cores que compõem o Arco íris. Sete são as cores do Arco íris, reveladas por gotas de água que, como o pés, deixam atravessar a luz do Sol, assim diz a ciência. Essa luz é um fenômeno ondulatório e uma energia produzida pela vibração de partículas. Cada uma das cores que enxergamos é resultado de uma vibração diferente: do violeta ao vermelho esse movimento aumenta, intensifica-se. O passaporte de uma cor para outra, ou seja, de um espaço para outro é a mobilização. A cada cor associamos um dos elementos da Natureza. E, a cada elemento, associamos núcleos de atividades de criação pedagógica, os chamados Espaços de Aprendizagem.”
E lá se foram 20 anos apoiando esse projeto maravilhoso. Conhecer o que faz a Casa é um processo que transforma: muda a forma de pensar, ver e agir. É preciso atravessar a ponte – literalmente – descobrir o mundo Zezinho e todas as oportunidades mobilizadoras que eles oferecem.