Você sabe como funciona a automação industrial? Hoje você ficará por dentro de ainda mais detalhes desse benefício que tem transformado inúmeras indústrias.
As linhas de produção são encontradas na grande maioria das empresas e negócios. Esse paradigma de trabalho é amplamente utilizado hoje, independentemente do tamanho da empresa e da força de trabalho.
A linha de produção ou montagem, que foi inventada pela organização Ford décadas atrás, é um dos principais modelos para a produção de mercadorias em série. Em outras palavras, uma série de certos atos repetidos ocorrem repetidamente. Cada funcionário nesta abordagem é responsável por um determinado aspecto da produção.
Hoje em dia existem inúmeras ferramentas e programas que podem substituir pessoas e certas tarefas manuais. É a ideia do “automático industrial”, que sustenta que as ferramentas técnicas podem facilitar a operação das indústrias mecânicas. As vantagens da automação industrial incluem maior produtividade, aumento da capacidade fabril e ganhos financeiros, segundo empresas que já utilizam algumas dessas soluções tecnológicas.
A seguir você verá como funciona a automação industrial na prática. Continue nessa leitura e confira
Primeiramente, o que é a automação industrial?
Automação industrial refere-se ao uso de tecnologias, principalmente software e hardware, para operações internas de negócios.
Essa ideia busca melhorar a eficiência do trabalhador e elevar o nível de qualidade da produção do setor. Geralmente é aconselhável usar tecnologias e equipamentos especializados para substituir tarefas repetitivas e manuais.
Além disso, esse equipamento oferece aos gestores mais controle sobre os resultados da produção e monitoramento do processo em tempo real.
Na prática, como funciona?
Talvez você esteja se perguntando: “por que a automação industrial parece ser uma opção viável?”
Para exemplificar, imagine que uma empresa que fabrica refrigerante deve encher cada garrafa com o produto, fechá-los e organizá-los no final da esteira antes de continuar com o restante do serviço. Este serviço extenso pode levar algum tempo com o trabalho manual.
Isso porque centenas de garrafas precisam ser enchidas. No final das contas, é possível que o funcionário não crie uma produção consistente e coloque mais produto em um recipiente do que em outro.
Esse tipo de situação é comum, se feito de modo manual. Contudo, com a automação industrial, o trabalhador só precisa montar e arrumar as garrafas no aparelho, pois existe uma máquina projetada especificamente para essa tarefa.
A máquina cuidará do resto. Com este método, você pode encher simultaneamente centenas de garrafas com a mesma quantidade de produto. A máquina pode funcionar dia e noite, oferecendo uma fabricação incrivelmente flexível e compatível.
Você certamente percebeu que essa é uma alternativa muito mais prática e eficaz, afinal, em menos tempo, você realiza muito mais. Este é um grande exemplo de automação industrial. Enquanto algumas máquinas apenas auxiliam os trabalhadores acelerando e aprimorando o fluxo de trabalho, outras realmente substituem o trabalho manual. Fato é que as duas opções são muito válidas. Contudo, na hora da implantação desse método é importante ressaltar que as exigências de cada indústria devem ser levadas em consideração na hora de escolher o maquinário.
Inclusive, a questão de quanto equipamento é necessário para a produção automatizada vai depender das necessidades da indústria.
O recomendado é examinar cada etapa do processo de fabricação, identificar as tarefas que podem ser aprimoradas e simplificadas e buscar soluções técnicas.
A etapa final da linha de fabricação, a embalagem, é normalmente uma das áreas que mais precisa de automação. São ações repetitivas que garantem precisão e agilidade, como podemos ver no exemplo acima. Sem dúvida, o negócio alcançará bons resultados se utilizar as máquinas certas nesse processo.
Desse modo, vale a pena examinar os pontos que precisam ser melhorados e buscar a solução ideal para a situação. As vantagens são inúmeras quando as decisões certas são tomadas!
Quais são os benefícios que a automação industrial traz?
Existem vários benefícios para a automação industrial, incluindo como ela pode reduzir as despesas de negócios enquanto aumenta a produtividade e a lucratividade.
Os dispositivos também funcionam de acordo com as necessidades do negócio. Assim, por exemplo, você não precisa contratar dezenas de novos trabalhadores durante o período sazonal. Basta acelerar o funcionamento do equipamento ou deixá-lo ligado por mais tempo.
Se a sua preocupação for sobre o consumo de energia, saiba que isso pode variar. O gasto será proporcional ao uso da máquina. Mas outra vantagem é que é possível realocar trabalhadores que antes trabalhavam nessas tarefas físicas para trabalhar em atividades relacionadas à inteligência, aumentando o número de funcionários desenvolvendo estratégias de crescimento para a empresa.
Resumidamente, a automação industrial tem o poder de transformar o resultado de toda uma indústria, trazendo melhorias significativas não apenas para a empresa, mas para os colaboradores também.