Você precisa comparar custos para a instalação de sistemas em IP20 e IP67 nas suas máquinas e equipamentos? Tarefa muito interessante a sua! Mas podemos te falar uma coisa? A comparação vai muito além das listas de componentes elétricos. Ela precisa ser mais abrangente e entender questões que iremos abordar neste artigo.
Instalação IP67 não é tão cara quanto imaginamos
Há muito tempo engenheiros de diversas empresas (sejam elas fabricantes de máquinas ou empresas usuárias de máquinas e equipamentos) fazem comparação de custos entre instalações IP20 e IP67. Vamos aqui alertar sobre alguns aspectos que nem sempre entram nesta comparação de custos e que fazem toda a diferença para o entendimento completo da diferenças dos custos.
As diferenças entre instalações IP20 e IP67
As diferenças mais gritantes entre a instalação de máquinas e equipamentos utilizando componentes IP20 e IP67 são:
- Tamanho e complexidade do painel elétrico – Em uma instalação IP20, todos os pontos de IO são relizados no painel, concentrando neste um grande volume de conexões, obrigando que uma infinidade de fios e cabos saiam do painel, complicando consideravelmente a instalação. Porém, na utilização de distribuidores IP67 para sinais elétricos (para sensores, válvulas, chaves etc.), grande parte destes componentes de distribuição e suas conexões são feitas em campo, diretamente na máquina ou instalação, diminuindo consideravelmente a quantidade de itens do painel e quantidade de cabos que saem dele. Lembrando-se da implantação da NR12, isso é uma grande vantagem;
- Quantidade de fios e cabos nas instalações – Fazer o IO de sinais em uma instalação IP20 exige que todos os fios e cabos dos componentes de campo saiam do painel elétrico até o local onde os componentes estão instalados. Dependendo da quantidade de componentes em campo, mas principalmente da distância entre eles e o painel elétrico, o volume de fios e cabos é interminável. Com a instalação de distribuidores de sinal IP67 ativos (famosos IO Remotos), um cabo de dados (BUS) e alimentação é encaminhado para cada setor da máquina, reunindo localmente os sinais dos componentes por ele conectados. Além da redução da quantidade fios e cabos, a redução de mão de obra para instalação, teste, diagnóstico, manutenção etc., são imensas!
-
Diagnóstico de sinal para cada ponto – Outra grande vantagem do uso de distribuidores de sinal ativos em IP67 é a capacidade destes componentes em identificar o status de cada ponto a ele conectado. Desta forma, você poderá saber imediatamente qual é o exato local do erro, fazer operações remotas para rearme, manter todo o resto do equipamento ligado, fazer a manutenção de forma localizada e reduzir em muito o tempo de parada de máquina. Já imaginou a redução de custos que isso poderá oferecer para a sua empresa?
Se você é o fabricante de máquinas…
…não deve pensar somente no preço dos componentes, mas também no tempo gasto para desmontar, transportar, religar, testar e entregar a máquina ou equipamento funcionando. Pense também nas vantagens técnicas que poderá oferecer para o cliente!
Se você é o usuário final das máquinas…
…não deve pensar somente em baratear o equipamento que está comprando ou reformando, mas também na extrema redução de tempo de parada em produção por conta das facilidades que o equipamento com Distribuidores Ativos IP67 possui, no aumento de produtividade que irá proporcionar e no atendimento rápido de normas de segurança como NR12, por exemplo.
Como começar usar distribuidor de sinal IP67?
- Reserve um dos seus projetos para fazer a comparação;
- Faça a relação de itens a serem comprados para o painel elétrico;
- Obtenha a informação sobre as distâncias entre o painel elétrico e as partes da máquina;
- Faça contato com a Engenharia de Aplicação da Murrelektronik para que eles te ajudem nesta importante comparação de informações.
Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!