Você sabe o que é lean manufacturing? O termo de língua inglesa significa, em português, algo como manufatura enxuta. Também conhecido como Sistema Toyota de Produção, essa filosofia de gestão é focada na redução dos sete principais tipos de desperdícios que uma indústria pode ter.
A prática e as ferramentas utilizadas transformaram o processo produtivo em todo o mundo. O objetivo final é, por meio da diminuição dos desperdícios, aumentar a qualidade e reduzir o tempo e os custos de produção. Para entender o que é lean manufacturing, primeiro é preciso entender um pouco de sua história para, então, definir a aplicação em sua indústria.
Afinal, o que é lean manufacturing e de onde vem?
O termo lean manufacturing foi visto pela primeira vez enquanto o Japão se reconstruía de suas perdas provenientes da Segunda Guerra Mundial. Um executivo da Toyota, Taiichi Ohno, foi quem criou o conceito. Depois, a popularização veio por meio do livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza“, de James P. Womack e Daniel T. Jones
Os pontos mais importantes do lean manufacturing são os sete principais desperdícios:
- transporte — falhas no processo e planejamento logístico;
- estoque — falhas na gestão de estoque;
- movimentação de pessoal — semelhante ao desperdício de transporte, mas referente à movimentação desnecessária de pessoal, que acaba prejudicando a produtividade;
- espera — desperdício de tempo referente à ociosidade de produtos ou pessoas;
- produção excessiva;
- processamento excessivo — ocorre quando existem etapas de produção desnecessárias;
- defeitos — todo erro que demanda que algo seja refeito, seja por equívoco humano ou maquinário.
Implementando a filosofia de lean manufacturing em seu chão de fábrica
Agora que você já entende o que é lean manufacturing, está pronto para aprender a aplicar o conceito em sua própria empresa. Em suma, é preciso ir em busca da detecção e solução dos defeitos diretamente na fonte, eliminando todas as atividades que não têm valor agregado e otimizando o uso de capital, pessoas e espaço.
Na prática, é preciso se fazer presente. Estudar a empresa e observar, medir e analisar os dados, além de fazer uso de ferramentas qualitativas, quantitativas e gerenciais para identificar os problemas e resolvê-los.
Todas as classes da empresa devem estar cientes dos benefícios e processos do lean manufacturing, desde os engenheiros até os operários.
Caso tenha se interessado por entender o que é lean manufacturing e queira saber ainda mais sobre otimizações de processos produtivos, não deixe de conferir o blog da Murrelektronik!