A tecnologia tem avançado cada vez mais e no setor industrial não é diferente. Com a chegada do Cloud Computing, esse campo pode ter uma série de benefícios nos próximos anos e é sobre isso que vamos falar hoje.
Cloud Computing: o que é?
De forma resumida, o cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados através da internet.
Se tornando uma opção para que você consiga acessar dados importantes de qualquer computador, independente de onde você esteja.
Inclusive, uma curiosidade é que a maioria dos conteúdos consumidos hoje em plataformas de streaming e mídias sociais é resultado de serviços e aplicações baseados na cloud computing.
Indústrias e corporações já têm aderido a essa novidade e aos poucos, as pequenas empresas também vêm se adaptando.
Essa ideia traz uma experiência disponível e totalmente flexível no que diz respeito à infraestrutura de hardware, o que acaba otimizando muitos recursos computacionais de forma automática e prática.
Espaço de armazenamento, tamanho da banda larga, poder de processamento ou segurança das aplicações e dados não precisam mais ser preocupação dos usuários.
Isso porque com a chegada do Cloud Computing todos esses processos que tem a ver com tecnologia da informação são executados de forma assertiva e eficiente.
A verdade é que o Cloud Computing veio para aumentar a capacidade no recebimento de dados.
Uma de suas vantagens é fazer com que os recursos sejam bem utilizados nas corporações e indústrias, poupando tempo e dinheiro.
Confira 3 benefícios do Cloud Computing na indústria 4.0
Praticidade no processo de compartilhamento de dados
O fato do Cloud Computing não ser um espaço físico, faz com que diversas pessoas possam acessar os mesmos arquivos de diferentes ambientes, mas para isso é necessário que seja alguém autorizado no processo.
A vantagem disso para uma indústria é que o Cloud Computing traz praticidade aos colaboradores que precisam ter acesso a conteúdos armazenados na nuvem em tempo real.
Isso possibilita uma melhor colaboração e integração entre os setores, trazendo uma comunicação muito mais rápida e otimizada.
Facilidade no monitoramento
Outro benefício que o Cloud Computing traz é a facilidade quando se trata de controlar as operações e acompanhá-las em tempo real mesmo que não se esteja presente fisicamente.
O gestor que tem acesso a dados, pode monitorar o desempenho de seus colaboradores de forma flexível e eficaz mesmo de longe. Essa comodidade possibilita que ideias e tomada de decisões sejam melhor aproveitadas.
Economia
Com a chegada do Cloud Computing, é possível ter redução de custos como aquisição de helpdesks (serviço de apoio e suporte à problemas técnicos) e servidores, o que traz uma diminuição de gastos significativa.
Sem contar, que o tempo é muito melhor aproveitado, uma vez que não é preciso gastar tempo obtendo informações, visto que tudo é feito de forma automática.
Por que inserir o Cloud Computing na indústria?
Não são poucos os gestores e áreas que já estão fazendo uso do Cloud Computing. A razão disso é que eles notaram inúmeras vantagens na implementação desse mecanismo, o que automaticamente melhorou e muito o desenvolvimento do trabalho dentro da indústria.
Atualmente, o setor industrial é um dos ramos que têm mais potencial de ser beneficiado, pois com a cloud na indústria 4.0 é possível inovar o trabalho na empresa, impulsionar o crescimento, sem que seja preciso um alto investimento.
Tudo isso faz com que o negócio vá ainda mais longe. Afinal, quando falamos em indústria 4.0, automaticamente nos referimos a uma série de modificações distintas em cada processo, inclusive, na forma como são fabricados os produtos que consumimos.
Com o Cloud Computing, tudo o que é feito em uma indústria e em seu modelo operacional é conectado de modo totalmente digital.
Dessa forma, as pessoas colaboram somente na execução da supervisão, visto que, o trabalho é feito, exclusivamente, por máquinas.
Sendo assim, vemos que toda essa evolução caminha para um único destino, o conceito “fábrica do futuro”, que nada mais é do que controle feito por robôs e com pouca intervenção humana.
Essa é a grande proposta da quarta revolução industrial, a indústria 4.0
Dentro desse tema, podemos dizer que o conceito Cloud Computing é um dos requisitos mais importantes para que toda essa evolução aconteça.