Atualmente, muito se tem falado sobre o sistema IO-Link, mas você sabe como funciona?
Trata-se de um padrão de comunicação que conecta sensores e atuadores no chão de fábrica, ideal para aqueles que buscam se adequar à era da indústria 4.0.
A razão disso é que o sistema IO-Link possibilita a troca de três tipos de dados, sendo eles: informações de processo, de serviços e eventos.
Não é à toa que esse método inovador tem modificado a automação industrial e hoje você vai descobrir um pouco mais sobre ele.
Sistema IO-Link: qual a principal vantagem?
As vantagens de fazer uso do sistema IO-Link são inúmeras, mas o que chama a atenção é a eficiência na troca e controle de dados dos dispositivos de automação industrial.
Ou seja, essa tecnologia permite lidar com grande volume de dados, promovendo uma troca bidirecional entre dispositivos e o mestre.
Além do mais, é possível integrar todos os itens do chão de fábrica, sem todo aquele excesso de fiação que pode trazer danos à comunicação entre os itens.
De modo eficaz, a conexão completa acaba transmitindo dados entre sensores e atuadores de forma muito mais assertiva, devido a maior agilidade e volume do que é transmitido.
Vale ressaltar que uma indústria com dispositivos com IO-Link tem muito mais facilidade de monitorar cada sensor do processo, ainda que de forma remota.
Agilidade na manutenção preventiva
Outro grande benefício é que com essa tecnologia, os parâmetros de um dispositivo com IO-Link podem ser facilmente transmitidos para um novo, caso seja necessária a substituição do produto.
Para aqueles que se preocupam com a manutenção, a vantagem é que com uma configuração prática, unida à disponibilização constante e de fácil acesso dos dados aos colaboradores, as revisões ficam muito mais simples.
Isso porque com o diagnóstico disponível em mãos e em tempo real, fica muito mais claro para os gestores conseguirem identificar de forma antecipada, as falhas nos dispositivos.
O que facilita na solicitação das trocas necessárias e contribui para que máquinas não fiquem paradas, além de trazer agilidade para a tomada de decisões.
Esses benefícios fazem com que a empresa tenha os custos totalmente reduzidos e ainda traz um aumento significativo na produtividade e, consequentemente, nos lucros.
Por que o IO-Link tem se destacado nas indústrias?
Além de todas essas vantagens já citadas, o IO-Link traz um impacto muito positivo com relação aos elementos essenciais para um bom índice nas indústrias, a Eficiência Global do Equipamento (OEE).
A razão disso é que o cálculo do índice leva em consideração alguns fatores, a fim de trazer um resultado positivo sobre a competitividade no mercado, confira abaixo quais são eles:
- Disponibilidade de máquinas;
- Desempenho do processo industrial;
- Qualidade dos produtos fabricados
Desse modo, fica claro que as tecnologias com IO-Link trazem um aperfeiçoamento relacionado à redução das paradas da produção e impulsionamento da qualidade no processo produtivo.
Isso tudo faz com que o índice OEE das indústrias que escolhem o IO-Link cresça cada vez mais.
Você já deve ter percebido que as razões para fazer uso do IO-Link são inúmeras, a tecnologia é ideal para gestores que buscam uma solução mais eficaz no sistema de comunicação.
A boa notícia é que atualmente, diversos equipamentos, que vão além dos sensores IO-Link, já são compatíveis com esse sistema inovador.
Portanto, se a sua indústria tem passado por longas paradas de máquinas por falta de diagnóstico, ausência de padronização dos dispositivos das máquinas e ainda está com dificuldade de manutenção, o IO-Link é a solução mais recomendada.
A Murrelektronik tem tudo o que você precisa para otimizar as instalações de máquinas e soluções de alta qualidade para o mercado da indústria.