Zona de contato de alimentos: entenda porque a Murrelektronik atende a todos os requisitos.

A Murrelektronik possui soluções em automação para praticamente todos os segmentos industriais.  A indústria de alimentos e bebidas é um dos setores mais importantes da economia mundial, e sua importância só cresce a cada dia. Entretanto, o setor impõe uma demanda extrema sobre as instalações e maquinários que são usados em todo o processo de produção, desde o processamento dos produtos em si até as embalagens primária, secundária e final.

Para atender às crescentes demandas por flexibilidade e modularidade, a utilização de tecnologias prospectivas é essencial. O uso de sensores e atuadores compatíveis com IO-Link da Murrelektronik pode ser um grande passo na direção certa, oferecendo uma solução inovadora e eficiente para otimizar o processo de produção.

Além disso, as crescentes demandas no design higiênico do ambiente de produção têm aumentado o custo dos componentes. Porém, conceitos modernos de instalação com módulos de I/O descentralizados ou distribuidores passivos podem neutralizar esse desenvolvimento, proporcionando uma solução mais econômica e eficiente.

Para essas aplicações e muitas outras situações, a Murrelektronik oferece soluções idealmente adaptadas aos requisitos deste setor da indústria. Como parceira da indústria de alimentos e bebidas, a Murrelektronik é capaz de fornecer as soluções ideais para todas as necessidades e demandas, desde o design higiênico até a automação de processos, garantindo a eficiência, a produtividade e a qualidade do produto final.

Neste artigo, vamos falar sobre como a Murrelektronik pode colaborar para a sua produção, com tecnologias eficientes e inovadoras.

Entendendo porque o cuidado com o manuseio de alimentos é tão importante.

Um alimento pode se tornar inseguro para o consumo humano quando os microrganismos presentes nele atingem a chamada dose infectante, ou seja, quando sua quantidade é suficiente para causar doenças nas pessoas que o consomem. Essa dose infectante pode ser alcançada através da multiplicação dos microrganismos no alimento, decorrente de algum tipo de contaminação.

Existem três grupos de microrganismos: os úteis, os deteriorantes e os patogênicos. Os microrganismos úteis são aqueles utilizados na produção de alimentos, como pães, queijos e iogurtes, e são necessários para a obtenção de sabores, texturas e aromas específicos. 

Já os microrganismos deteriorantes alteram as características naturais dos alimentos, como cor, sabor, cheiro e textura, tornando-os impróprios para o consumo humano. Por sua vez, os microrganismos patogênicos são aqueles que podem causar doenças nos consumidores, sem alterar as características sensoriais dos alimentos.

Em todos os casos, o cuidado com os processos de manuseio e tratamento industrial deve ser rigoroso e atender às exigências sanitárias imprescindíveis. O ambiente e equipamentos precisam estar preparados para tais demandas, a fim de controlar riscos.

Por que os produtos da Murrelektronik são ideais para este segmento industrial?

É essencial que todos os componentes usados na zona de contato com alimentos estejam em conformidade com os padrões de qualidade exigidos para garantir a segurança e a qualidade dos produtos alimentícios.

A Murrelektronik atende a todos esses requisitos. Ao utilizar aço inoxidável, proteção IP69K e cabo TPE-S em seus produtos, a empresa é capaz de fornecer soluções que atendem às exigências da indústria de alimentos e bebidas. Além disso, a Murrelektronik fornece produtos com um nível de qualidade de padrão internacional. 

São resistentes a ácidos e soluções alcalinas e também ao peróxido de hidrogênio (H2O2). Os materiais usados pela Murrelektronik são totalmente compatíveis com os requisitos do FDA (Food and Drug Administration), agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Sua missão é garantir a saúde pública por meio da regulamentação e fiscalização das indústrias farmacêutica, alimentícia, veterinária e cosmética. Em outras palavras, a FDA é responsável por supervisionar toda a cadeia produtiva dos produtos que estão sob sua jurisdição, a fim de assegurar sua segurança e eficácia para o consumo humano ou animal.

Isso oferece uma maior tranquilidade para os profissionais da indústria de alimentos e bebidas, garantindo que seus produtos atendam aos padrões exigidos de segurança e qualidade.A Murrelektronik é uma empresa que entende as necessidades da indústria de alimentos e bebidas e fornece soluções inovadoras e confiáveis para a Zona de Contato com Alimentos. Com seus produtos de alta qualidade e compatíveis com os requisitos da indústria alimentícia, a empresa é uma parceira valiosa para a indústria.

A Murrelektronik possui soluções para as zonas molhadas e zonas secas.

Na Zona Molhada, é essencial que todos os componentes sejam resistentes à umidade e possam ser limpos com segurança e eficiência. A Murrelektronik atende a todos esses requisitos e vai além, nossas soluções apresentam maior disponibilidade do sistema, diagnósticos compreensivos e descentralização econômica. Isso significa que os componentes da Murrelektronik podem ser facilmente integrados em sistemas existentes, oferecendo uma maior flexibilidade e confiabilidade no processo de produção. Além disso, os produtos da Murrelektronik são adequados para processos de limpeza CIP, garantindo que a higiene e a segurança alimentar sejam mantidas.

Na Zona Seca, é importante que os componentes sejam fáceis de instalar e de limpar, oferecendo uma maior eficiência no processo de produção. A Murrelektronik oferece soluções de alta qualidade e produtos com instalação rápida e sem problemas, construção modular e fácil de limpar. Além disso, os componentes da Murrelektronik possuem classificação C-Track, o que significa que eles são capazes de lidar com as condições desafiadoras da zona seca, garantindo um alto desempenho e uma longa vida útil.

Conclusão

A indústria de alimentos e bebidas pode contar com as soluções da Murrelektronik e garantir que a sua produção alcance padrões de qualidade acima da média. Com inovação e modernidade, produzimos componentes que atendem a todas as exigências do setor, para que os seus produtos cheguem aos consumidores, isentos de riscos e agregando valor à sua marca.

Acesse o nosso site, fale com nossos especialistas e implemente as soluções da Murrelektronik na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.