Entenda o que é um sistema aliviador de tensão de cabos industriais

Entenda o que é um sistema aliviador de tensão de cabos industriais

Você sabe o que é um sistema de aliviador de tensão de cabos? Falaremos disso no artigo de hoje.

Com fixação por parafuso ou encaixe e podendo ser em plástico ou metal, o sistema aliviador de tensão de cabos é muito importante para o maquinário do chão de fábrica. 

Sistema de aliviador de tensão: o que é

Resumidamente, podemos dizer que um alívio de tensão é um item complementar padronizado para cabos elétricos desenvolvido para atuar como um recurso.

Seu objetivo é aliviar a tensão das próprias conexões de cabo, evitando assim, que eles se quebrem. O sistema aliviador de tensão se localiza na base do conector onde o conector se encontra com o cabo, geralmente vem pré-moldado como parte do próprio conector. 

Semelhante a uma capa sobre o cabo, ele costuma ser segmentado a fim permitir alguma curvatura limitada, sem que haja algum problema.

Como funciona um sistema aliviador de tensão?

O sistema aliviador de tensão tem a finalidade de aplacar tensões que poderiam quebrar o condutor interno ou a conexão entre o plugue ou conector e o cabo. 

Sendo um mecanismo ideal para manter a integridade mecânica e elétrica, garantindo o bom desempenho geral de todos os tipos de cabos elétricos. 

O design usual encontrado em cabos de consumo costuma ser o alívio de tensão sobremoldado, que já faz parte do próprio conector e se assemelha a uma  com uma luva segmentada sobre a parte do cabo ligada ao conector.

Vale ressaltar que em outros cabos, especificamente aqueles que são fabricados separadamente de seus conectores, o alívio de tensão costuma vir na forma de um dispositivo separado que é instalado sobre o conector e a junta do cabo. 

No caso de cabos de rede, o alívio de tensão é chamado de “capa”, que é encaixado sobre o conector após conectar o cabo e o conector RJ-45. 

Já em outros conectores, o alívio de tensão pode ser no formato de conectores metálicos e garras, alguns deles feitos de metal que são cravados sobre o cabo para fornecer resistência à tração.

Confira 7 aliviadores de tensão que podem colaborar no seu chão de fábrica

  1. ZL-fix

O sistema aliviador de tensão ZL-fix pode ser usado sempre que cabos, mangueiras, fios ou conduítes precisem ser aliviados ou encaminhados de forma segura, simples e econômica. O alívio de tensão ZL-fix está disponível em duas versões, para fixação direta por parafuso (parafuso de cabeça chata M5, não incluído no fornecimento) ou para fixação em perfil com largura de ranhura de 10 mm (cinta de porca integrada).

  • Não restringe cabos sensíveis, como cabos de fibra óptica ou mangueiras pneumáticas.
  • A fixação por gancho e laço pode ser aberta e fechada infinitamente sem a necessidade de ferramentas
  • Fácil manuseio
  • Posição de instalação variável

2. ZL

A placa de alívio de tensão ZL também pode ser utilizada onde a tensão de cabos, mangueiras, fios ou conduítes precise ser aliviada ou roteada de maneira segura, fácil e econômica. 

Além disso, a inserção da bucha ELB impede que a extrusão a frio característica do plástico afete a fixação segura da placa. 

A manga espaçadora DH é necessária para montagem em dois níveis.

3. ZL-AH / ZL-MH

As placas de sistema aliviador de tensão ZL-AH e ZL-MH são baseadas na placa de alívio de tensão ZL. Ao inserir os ilhós de alumínio ou latão, a placa de alívio de tensão ZL fica livre de forças de fixação.

4. ZL-AM / ZL-SW / ZL-C

As placas de alívio de tensão ZL-AM, ZL-SW e ZL-C são baseadas na placa de alívio de tensão ZL. 

Os discos de latão embutidos impedem as propriedades de deformação por fluxo a frio do plástico sob vibração pesada e permanente, evitando assim que a conexão aparafusada se solte por si mesma. 

As porcas e parafusos ranhurados permitem uma montagem simples em trilhos C. Suas vantagens são:

  • Montagem muito rápida
  • Roteamento de fiação organizado e organizado
  • Alívio de amarração simples e eficaz com abraçadeiras
  • Pré-revestimento de rosca de pré-corte microencapsulado como componente de segurança adicional com Tipo ZL-AM / ZL-SW

5. ZL-MF

A placa de alívio de tensão ZL-MF é baseada no sistema aliviador de tensão ZL. Os pés pré-montados permitem uma montagem simples e sem ferramentas numa calha cartola de 35 mm (EN 50022). Os pés são feitos de chapa de aço galvanizado.

  • Rápido e fácil de montar e desmontar sem a necessidade de ferramentas.
  • Roteamento ordenado do cabo
  • Alívio de tensão simples e eficaz através de abraçadeiras.

6. ZLF

A placa de alívio de tensão ZLF é baseada no sistema aliviador de tensão ZL. Os clipes de fixação utilizados permitem a montagem simples em trilhos com ranhura de 10 mm e espessura de chapa de no máximo 2,0 mm. 

O parafuso pré-montado no clipe de fixação permite que o suporte de encaixe seja aberto e travado.

  • Montagem muito rápida
  • Roteamento ordenado do cabo
  • Alívio de tensão simples e eficaz através de abraçadeiras

7. Alívio de tensão, tipo ZL xx-AB

Em conjunto com o trilho de alívio de tensão ZL, a placa de descarga ZL-AB é adequada para descarregar interferências que podem ocorrer nas bainhas dos cabos. 

Conclusão

O sistema aliviador de tensão foi criado  para o uso em diversos projetos elétricos e tem um papel muito importante no que diz respeito ao seu chão de fábrica, pois é de  fácil manutenção e grande resistência. Além do mais, este é um recurso que pode  evitar a dobra e rompimentos dos fios e cabos. 

Essa é uma opção perfeita para aqueles que buscam segurança e qualidade.

Gostou deste artigo? Confira mais assuntos desse tipo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.