Armazém robotizado: como a automação pode otimizar os processos logísticos

A tecnologia de armazém robotizado é uma das soluções mais utilizadas atualmente, pois oferece uma série de benefícios para as empresas, o que comprova a abrangência da automação, que se expande cada vez mais. O setor logístico, principalmente quando se trata do controle e manipulação de estoques, evoluiu e passou a ser robotizado.  

Neste artigo, vamos abordar como a automação pode melhorar os processos logísticos e quais são os ganhos para as empresas.

O que é um armazém robotizado?

Um armazém robotizado é um espaço de armazenamento que utiliza tecnologia para otimizar o processo de gestão de estoque e movimentação de mercadorias. Ele é composto por robôs e sistemas automatizados que realizam tarefas como armazenamento, separação e movimentação de mercadorias. 

Esses robôs são controlados por um software específico que permite a programação de diversas tarefas, como a movimentação de produtos de um ponto a outro do armazém, a separação de pedidos e o armazenamento de mercadorias.

Como a automação pode melhorar os processos logísticos?

A automação pode trazer diversos benefícios para os processos logísticos. Primeiramente, ela permite uma gestão mais eficiente do estoque, já que os sistemas automatizados realizam a contagem e registro das mercadorias em tempo real. Isso reduz os erros e a necessidade de conferência manual, o que resulta em uma redução de custos e aumento da produtividade.

Além disso, um sistema robotizado para a movimentação de mercadorias, permite uma maior agilidade nos processos de separação e envio de pedidos. Isso significa que os clientes receberão seus produtos de forma mais rápida e eficiente, melhorando a qualidade do serviço prestado pela empresa.

Quais são os ganhos para a logística?

Existem várias vantagens em ter um armazém robotizado, incluindo:

  1. Aumento da eficiência: os sistemas robotizados de armazenamento podem realizar tarefas de forma mais rápida e eficiente do que os trabalhadores humanos. Isso significa que as operações de armazenamento são realizadas em menos tempo e com menos erros, o que pode levar a uma maior produtividade e eficiência.
  1. Redução de custos: com um armazém robotizado, há menos necessidade de mão de obra humana, o que pode reduzir significativamente os custos trabalhistas. Além disso, os sistemas robotizados podem ajudar a reduzir o número de erros, diminuindo os custos de retrabalho e perdas de estoque.
  1. Maior capacidade de armazenamento: com o uso de sistemas robotizados, o armazém pode ser projetado para acomodar mais produtos em menos espaço. Isso pode aumentar a capacidade de armazenamento, permitindo que a empresa armazene mais produtos e atenda mais clientes.
  1. Melhoria da segurança: os robôs podem lidar com tarefas perigosas e repetitivas, como levantar objetos pesados ou trabalhar em alturas elevadas, sem correr o risco de lesões ou acidentes. Isso pode melhorar a segurança dos trabalhadores e reduzir o número de acidentes no local de trabalho.
  1. Melhoria da rastreabilidade: com a tecnologia de armazenamento robotizado, as empresas podem rastrear com precisão onde cada produto está localizado no armazém. Isso ajuda a garantir que os produtos sejam entregues aos clientes corretos e em tempo hábil, o que pode melhorar a satisfação do cliente e aumentar as vendas.

Como a Murrelektronik pode ajudar a sua empresa a ter um armazém robotizado?

A Murrelektronik é uma empresa líder em tecnologia de automação que oferece soluções inovadoras para diversas indústrias, incluindo o sistema de armazenamento robotizado e  a consequente otimização de logística por automação. 

Com uma ampla gama de produtos e serviços para o setor de automação, a Murrelektronik pode ajudar a otimizar a operação de sistemas de armazenamento e logística, tornando-os mais eficientes e confiáveis.

Nossos  conectores garantem que as conexões sejam feitas de forma confiável e segura, evitando falhas e danos nos equipamentos. Ao optar pelos conectores moldados e caixas de distribuição combinadas da Murrelektronik, é possível reduzir o tempo de instalação em até 40%, o que pode resultar em economia de tempo e custos na implementação de sistemas elétricos e eletrônicos. 

Outra vantagem dos conectores da Murrelektronik é a possibilidade de personalização para atender às necessidades específicas de cada cliente. Com isso, é possível obter soluções personalizadas que atendam a demandas específicas sem comprometer os altos padrões de qualidade da empresa.

Para ambientes com condições extremas, a Murrelektronik oferece caixas de distribuição passiva, módulos de barramento de campo e bujões de válvulas totalmente em vasos, o que permite que esses componentes suportem vibrações fortes de altas temperaturas. Isso garante que os equipamentos possam funcionar corretamente mesmo em ambientes complexos, como um armazém robotizado.

A Murrelektronik é uma empresa que pode oferecer soluções inovadoras para o setor de armazenamento e logística robotizado, ajudando as empresas a otimizar seus processos de armazenamento e logística, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade com a tecnologia de robôs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.