Automação em mineração e siderurgia

Você sabia que em 2021, ações no Ibovespa referentes ao setor de mineração e siderurgia tiveram um alto destaque? A empresa Gerdau, por exemplo, teve um avanço de 19%, enquanto a Usiminas chegou a 11%.

O setor de mineração representa, hoje, 4% do PIB brasileiro, movimentando só em 2017, US$ 46,4 bilhões.

Já em siderurgia, o porcentual também se manteve em 4% do PIB, chegando ano passado a R$ 8,7 bilhões. O Brasil é um dos dez países com maior produção de aço no mundo, exportando matéria prima para mais de 100 países.

Já deu para perceber o quanto esses setores são estratégicos para a economia.

Mas qual o papel da automação nesse cenário?

Tecnologia

Assim como em outros segmentos da indústria, os setores de siderurgia e mineração também buscam por evolução dos processos e redução de custos. O bom uso de tecnologias permite uma integralização dos dados, possibilitando uma maior produtividade através de diagnósticos rápidos e precisos.

Instalação descentralizada também pode gerar mais produtividade para os setores.

Diagnóstico rápido e preciso, facilidade na manutenção, robustez, etc, são elementos que devem ser priorizados. Por exemplo: Por que temos uma fonte no painel e levamos o 24V com altas correntes (cabos maiores, conectores maiores, etc) por 100 ou 200 metros de cabos?

A instalação descentralizada gera uma maior agilidade na manutenção, reduz o painel, diminui os componentes e o melhor de tudo é que muitas vezes as aplicações descentralizadas são bem mais baratas do que as convencionais com caixas de passagem, disjuntores termomagnéticos, entre outros.

Segurança no campo

Além disso, a automação trabalha diretamente em conceitos de segurança do campo, SAFETY.

Por se tratar de setores com alto índice de insalubridade, a descentralização de máquinas facilita o trabalho humano em locais nocivos, garantindo mais assertividade nas operações.

A tecnologia de segurança é um tópico importante na indústria da automação. Como vimos, os conceitos de instalação descentralizada permitem alcançar a máxima segurança dentro de um sistema completo. A Murrelektronik oferece uma variedade de soluções para diferentes aplicações e requisitos

Conclusão

Bem, já vimos que a automação é capaz de contribuir tanto com segurança no chão de fábrica dos setores de mineração e siderurgia, quanto na produtividade, promovendo tecnologia e otimizando os processos.

Se você quer saber mais sobre o papel da automação na siderurgia e mineração, clique no link abaixo e assista ao vídeo que nossos consultores preparam sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.