Como garantir a segurança do maquinário com a automação industrial

Existem alguns elementos que promovem a automação industrial em busca de focar não apenas na proteção dos trabalhadores, mas também na potencialização da produtividade. Isso porque os números de acidentes de trabalho são alarmantes nas estatísticas, conforme informa os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e por isso, precisa de maior atenção.

Por essa razão, é tão importante fazer uso de referências técnicas e abordagens regulamentadoras a fim de prevenir acidentes e uma dessas estratégias é a  NR-12.  

Hoje você vai descobrir neste artigo mais sobre a automação industrial em sua fábrica e como colocá-la em prática.

O que é a NR-12?

A Norma Regulamentadora Nº 12 (NR -12) que atua desde 1978 é uma regulamentação focada na prevenção de acidentes, visando a diferença nas fases de apropriação e utilização de máquinas. 

Tudo isso se inicia no momento da fabricação, passando pela importação, comercialização, exposição e, inclusive, na eliminação dos equipamentos, ao final da sua vida útil.

Essas normas são importantes porque consolidaram as Leis Trabalhistas, buscando a segurança do trabalhador, através de melhorias administrativas e organizacionais nas condições de trabalho, mediante as áreas individual e coletiva.

A aplicação desses princípios são importantes porque evitam que cheguem notificações e multas que podem custar 50 vezes o valor do equipamento em questão.

Contudo, vale ressaltar que essas regras não se aplicam apenas às fábricas. Existem obrigações impostas aos colaboradores, nos quais devem ser devidamente capacitados para cumprir todas as orientações voltadas à operação do maquinário de forma segura.

A NR-12 vem ao longo dos anos,  acompanhando a evolução dos processos de montagem, visando a Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial. Até mesmo porque é necessário fazer o monitoramento de toda a incorporação tecnológica inserida nas indústrias, com o objetivo de reduzir acidentes, sejam eles fatais ou não.

Ou seja, a automação industrial faz com que o trabalho aconteça de forma mais segura, prática e eficiente. 

Mas como garantir que isso aconteça?

A NR-12 na automação industrial

É inegável que a automação industrial é um fator muito positivo no desempenho do trabalho na indústria, afinal, a tecnologia inteligente se tornou uma grande aliada nessa jornada voltada à otimização dos processos preventivos de acidentes e que garantam a efetiva aplicação da NR-12.

Um dos exemplos que podemos mencionar é o botão de emergência, que determina a parada instantânea da máquina, assim como sensores que captam os movimentos e informam ao operador a ação correta e segura a ser executada.

Esses processos conseguem colocar na prática os princípios legais, uma vez que monitoram todo o funcionamento da máquina, indo desde o seu acionamento até o desligamento. 

Todas essas medidas recomendadas precisam ser acompanhadas de acordo com a legislação e implementação de normas, sem abrir mão do devido treinamento e a atualização constante dos colaboradores dentro daquela área.

IO-Link e segurança das máquinas

O protocolo de comunicação IO-Link é uma tecnologia muito atual no que diz respeito à automação industrial. Ela foi desenvolvida com o objetivo de que as indústrias tenham conexão ponto a ponto entre os seus dispositivos, independentemente de quais sejam seus princípios de funcionamento.

Essa tecnologia agrega a vantagem da transmissão bidirecional de um maior volume de dados, o que traz mais agilidade, praticidade na instalação, ampliação da capacidade das redes e diagnósticos mais precisos, além da configuração de parâmetros.

Automação industrial: conclusão

Hoje, você percebeu a importância da automação industrial para que o trabalho na fábrica seja executado com economia, maior eficiência e maior produtividade da equipe com riscos bem menores de acidentes.

As vantagens da automação industrial são inúmeras e através da regulamentação específica, a NR-12 é possível garantir a segurança do maquinário mediante aos colaboradores.

Gostou deste artigo? Confira mais temas no blog da Murr e fique por dentro de mais assuntos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.