O que é a Certificação UL94 e suas classificações?

Semana passada o Roger escreveu um post aqui sobre a proteção de cabos e mangueiras na indústria. Foi citada a certificação UL94, e para esclarecer criamos um post dedicado à mesma. Então vamos lá, juntos, entender sobre a certificação da chama!

O que é a Certificação UL94?

O UL (Underwrites Laboratories) é uma organização fundada em 1894 nos Estados Unidos que faz a certificação de produtos e sua segurança. A UL94 é a certificação que padroniza os níveis de inflamabilidade dos materiais plásticos. Como toda certificação, as conclusões da UL94 são feitas analisando resultado de testes. Neste caso, dois testes.

No primeiro, após ser incendiado o material testado pode ter duas reações, extinguir ou espalhar a chama. Já no segundo teste verificam a resistência do plástico para fontes de ignição elétrica. Esse já é mais importante para nós. Afinal de contas, curto circuito pode causar incêndios!

Classificações da chama

Existem quatro classificações de chama determinadas pela UL94

  • Classificação HB – No ensaio de combustão horizontal o material se queima lentamente. A Taxa de combustão não deve exceder 3 polegadas (7,62 cm) por minuto,  para materiais com parede de até 3 mm de espessura de parede essa taxa não deve exceder 1,5 polegadas (3,81 cm) por minuto. Qualquer material exceder estes limites não é registrado pela UL94.
  • Classificação V2 – Neste teste de combustão vertical, o material deve se auto extinguir após uma média de 25 segundos, não podendo ultrapassar 30 segundos, após a aplicação do queimador. E permitida a ignição do algodão cirúrgico proveniente do gotejamento do material. O material não deve estar incandescente após 60 segundos da remoção do aplicador.
  • Classificação V1 – No teste de combustão vertical, assim como no anterior o material não deve se auto extinguir após uma média de 25 segundos, não podendo ultrapassar 30 segundos, após a aplicação do queimador. E permitida a ignição do algodão cirúrgico proveniente do gotejamento do material. O material não deve estar incandescente após 30 segundos de remoção do aplicador.

Acho que agora ficou fácil entender o significado das classificados UL94. Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe abaixo nos comentários ou preencha o formulário no link abaixo que entraremos em contato com você!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Obrigado pela leitura e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.