rede ethernet industrial

Como a Rede Ethernet Industrial se Aplica na Automação?

A rede Ethernet industrial surgiu da necessidade de, em meados dos anos 1980, existir um protocolo aberto de para o trabalho de conexão. Na época existiam apenas protocolos exclusivos, o que acabava por limitar a experiência dos usuários às vontades e ao atendimento de fornecedores exclusivos.

Na década de 1990 a Ethernet comercial decolou. Em pouco tempo estava presente nas camadas mais altas da automação industrial. Nos dias de hoje está cada vez mais desenvolvido e otimizado, presente nas camadas mais baixas. A história da automação industrial é diretamente ligada à história da rede Ethernet industrial.

 

A rede Ethernet industrial e a automação

 

A rede Ethernet industrial desenvolveu-se dentro da própria automação industrial. É bastante interessante pensar que um depende do outro para a própria evolução. Nos dias de hoje é o padrão mais utilizado de intercomunicação entre dados de rede. Antes, era mais utilizada em ambientes comerciais, mas quando conseguimos observar o seu potencial, aconteceu uma migração.

São tantas possibilidades de planejamento e implantação de baixo custo, com protocolos de alto nível que assegurou-se a implementação da Ethernet em controle e automação industrial. Os dados da indústria precisam ser tratados com seriedade e segurança. A Ethernet também oferece isso.

 

A Ethernet industrial no chão de fábrica

 

Existem vários padrões de comunicação da rede Ethernet para a indústria automatizada. Eles são capazes de integrar computadores, leitores e impressoras aos componentes da automação industrial como nenhum outro.

Com ela ficou muito mais fácil configurar e implantar a comunicação dos dispositivos no chão de fábrica, gerenciando-os à distância e reduzindo consideravelmente o tempo de deslocamento e análise. Além disso, também consegue identificar erros nos processos maquinários e desenvolver os próprios diagnósticos.

Hoje, a rede Ethernet industrial também é o que permite que dispositivos móveis sejam conectados por meio de internet sem fio no chão de fábrica, bem como outros utensílios de tecnologia da informação. O mais importante também é frisar que mesmo por meio de wi-fi, a rede consegue garantir que todo o tráfego de informações estará em plena segurança.

O desenvolvimento continua a cada dia, sempre buscando uma capacidade cada vez mais alta de velocidade e de tomada de decisão.

Para saber mais sobre a rede Ethernet industrial e automação continue acompanhando o blog da Murrelektronik!

 

Dicas infalíveis para reduzir custos com automação em máquinas. Cadastre-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.