Ethernet Industrial

Conheça sobre a Ethernet Industrial, a Rede Industrial

De renegada à grande tendência, a Ethernet Industrial e todos os padrões dela derivados, ditam os rumos da comunicação de dados de comando, leitura e instrumentação em projetos de Automação Industrial. Entenda um pouco mais sobre como isso começou e principalmente, quais os principais pontos a serem considerados na adoção desta tecnologia.

Ethernet Industrial chegou para ficar

Ao final dos anos 1990, quando os Fieldbuses já eram empregados com boa intensidade dos projetos de instalações, máquinas e equipamentos de Automação Industrial, as indicações para uso da Ethernet eram ouvidas em boa parte do mercado. Porém, 9 em cada 10 Engenheiros “torciam o nariz” para este uso, alegando diversas deficiências do padrão para aplicação no meio industrial.

A questão é que a indústria sempre caminha (e sempre caminhará) para a redução de custos, facilidades de implantação, versatilidades no uso, velocidade de manutenção, interconexão com outros padrões etc., sendo assim, a Ethernet Industrial nunca foi esquecida. Diferente disso ela foi fortemente desenvolvida ao longo dos anos, ganhando musculatura necessária para assumir posição de destaque nas aplicações em ambiente industrial.

Falta de determinismo ficou no passado

A grande barreira para adoção da Ethernet nas aplicações industriais era a sua falta de garantia na entrega de dados em um determinado espaço de tempo, esta questão é chamada de determinística. A falta de determinística da Rede Ethernet em sua versão utilizada em Tecnologia da Informação sempre foi uma barreira crítica, pois em automação e controle industrial, ter a certeza da entrega de informações de leitura e comando é fundamental para o funcionamento das aplicações, implicando inclusive em situações de segurança para as aplicações industriais.

Assim, entre as primeiras providências de ajuste do Protocolo foi inserir a determinística como característica para o controle industrial, isso sem alterar características padrão do Protocolo base (TCP/IP) para manter benefícios da rede original e proporcionando que outras versões (Profinet, Ethernet/IP, EtherCAT e outras) pudessem avançar a partir desta mudança.

Ethernet Industrial e seus padrões

Como comentamos em artigos anteriores, tomar a decisão sobre qual a melhor Rede Industrial utilizar na sua aplicação, máquina e equipamento passa também por questões não técnicas. Vamos listar alguns dos padrões de comunicação nascidos a partir da Ethernet Industrial:

  • Profinet – Padrão fechado muito difundido no mercado a partir dos esforços da maior Associação de Comunicação Industrial do Mercado, a Associação Profibus (que somou Profinet ao seu nome, demonstrando seu interesse em dar força à nova Rede);
  • Ethernet/IP – Rede que mais aproxima os componentes e periféricos de TIC do chão de fábrica, é a melhor rede para integrar impressoras, computadores, leitores etc., aos conhecidos componentes de Automação Industrial;
  • EtherCat – Rede desenvolvida para atuar em altas velocidades de comunicação de dados possui interpretação de pacotes especial e destacada de outras redes.

PS: Ainda falaremos sobre outras Redes Industriais baseadas em Ethernet. Indique a que você gostaria de ser destacada por nós.

Negócios mais perto do chão de fábrica

É inevitável falar de uma das principais características das Redes Industriais baseadas em Ethernet: “A integração da automação industrial à Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação”. Há muito tempo estas duas áreas, normalmente muito distantes, precisavam se encontrar, para benefício das duas. Vamos a alguns benefícios desta integração:

  • Programação de Produção direto no chão de fábrica – Os departamentos de PCP sempre tiveram dificuldade de enxergar online e real time o comportamento de produção, bem como dificuldades em entregar ao chão de fábrica as definições de programação de produção. Ethernet Industrial, assim como as Redes Industriais baseadas em Ethernet colocam estes “dois mundos” em uma mesma comunicação, diminuindo consideravelmente o tempo de comunicação;
  • Facilitando configurações e implantações – A versatilidade de visualização e configuração remota presente na Rede Ethernet está presente também na Ethernet Industrial. Técnicos podem fazer comunicação remota a diversos componentes de chão de fábrica para gerenciar e configurar à distância, reduzindo consideravelmente o tempo de instalação de equipamentos (também em momentos de manutenção) e identificação de erros e problemas de comportamento, melhorando também o poder de diagnóstico;
  • Aplicações móveis com Wireless – As comunicações via Rede Sem Fio sempre foram uma demanda industrial, com grande dificuldade de implementação a partir da necessidade de componentes específicos na era do Fieldbus. Na Ethernet Industrial os tablets e notebooks podem se comunicar com os equipamentos de chão de fábrica através da rede WiFi. É certo dizer que atenção com Segurança da Informação deve ser mantida;
  • Dispositivos de Tecnologia da Informação trabalhando na fábrica – Impressoras, computadores, tablets, leitores de código de barras, teclados, mouses, monitores etc., podem ser facilmente integrados aos projetos de automação industrial. Ethernet Industrial está preparada para receber estes componentes na sua estrutura de aplicação.

Falar de Ethernet Industrial é parte do nosso compromisso com você

Estamos publicando uma longa série de artigos sobre Redes Industriais (Acompanhe nosso Blog para ler todos os artigos que estamos lançando). Mesclando artigos sobre os famosos Fielbuses e sobre as novas promessas (ou não tão novas assim) de Redes Industriais baseadas em Ethernet Industrial, nosso compromisso está focado em entregar para você e sua empresa um importante conhecimento sobre estes assuntos. Vá até o nosso Blog e acesse nossos conteúdos.

Mas, qual a melhor a ser utilizada no meu projeto?

Como sempre falamos, tirar todas as suas dúvidas em artigos é uma missão pesada demais. Pensando nisso deixamos à sua disposição nossa Engenharia de Aplicação para que tenha em nossos profissionais o amparo necessário para tomar a decisão sobre como montar da melhor forma a sua aplicação de Rede Industrial. Faça contato conosco.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.