Agregar valor para seu cliente?

O Fabricante de Máquina sabe que a automação industrial traz uma série de benefícios para suas máquinas, mas quais benefícios ela traz para seu cliente? Como agregar valor para o cliente final? Um exemplo são nossos computadores, houve uma época que eu brigava para saber qual a frequência de clock da minha máquina, qual capacidade da memória RAM ou qual a marca do processador que estavam usando. Mas o que isto significava para mim como usuário? Hoje, procuro um computador que funcione bem com Excel e AutoCad, mas não precisa ser tão robusto a ponto de Photoshop ou Edição de Vídeo.

Alguns engenheiros podem pensar: “Mas o que eu tenho a ver com o que o cliente da empresa que trabalho, pensa disto? Eu não sou vendedor!”. Meus companheiros, o mundo está mudando… Não podemos desenvolver uma máquina que usa o melhor CLP, possui o software mais rápido, é programado em alto nível, usa Ethernet, ou tem comunicação Wifi se isso não agregar valor para o cliente. E onde isso deve começar? Na engenharia, afinal é quem deve trazer as novidades tecnológicas, pensar como pode ajudar o cliente e oferecer esses benefícios para Marketing e Vendas oferecerem para seus clientes. Quanto mais os clientes valorizarem os produtos da sua empresa, mais investimento você vai receber para desenvolver novas tecnologias para as máquinas.

Os principais benefícios para os clientes dos fabricantes de máquina são: Melhoria de Qualidade, Redução de custos (atenção, custos de produção), Aumento de disponibilidade, Flexibilidade, Segurança e Vantagens para os clientes deles.

Melhoria de Qualidade

Resolvi começar com um dos benefícios que o projetista mais consegue ajudar seu cliente. A Qualidade do produto dele. Se o produto dele é rolamento e você projeta uma máquina ferramenta para ele, quanto mais precisa for sua máquina, maior qualidade terá o produto dele. Diversas outras melhorias podem melhorar a qualidade do cliente. Injeção, por exemplo, é sempre dependente de temperatura, se o engenheiro projeta um sistema melhor para controlar a temperatura, deve dizer: “Vou conseguir melhorar a qualidade do cliente” e não: “Vou usar a última tecnologia e construir um PID com ajuste fino”.

Redução de custos (Atenção! Custos de produção)

Um erro comum é imaginar que seu cliente quer pagar menos por sua máquina. Ele na verdade, quer pagar menos por peça produzida! Faça a conta. Para cada 10% que eu investir em equipamentos para melhorar a máquina, preciso deixa-la 20% mais produtiva. Isto é agregar valor.

Aumento de disponibilidade

A disponibilidade para o cliente final é o percentual que sua máquina vai funcionar, dividido pelo tempo total. Ou seja, é quanto tempo sua máquina não ficará parada. Existem muitas maneiras de melhorar a disponibilidade e agregar valor à sua máquina. Aumentar os diagnósticos, aumentar a robustez e facilitar a manutenção. Veja mais informações neste outro artigo.

Flexibilidade

Seu projeto contempla variação no tamanho da peça do cliente final? Quando criamos uma máquina mais flexível, como células robóticas, por exemplo, podemos agregar valor na flexibilidade para nossos clientes.

Segurança

Estamos vivendo um excelente momento, a vida é cada vez mais respeitada. Para chegarmos nesses níveis os clientes finais sofreram fortes fiscalizações e todos querem sua máquina segura, a prova de suicidas e ergonômicas.

Agregar valor para os clientes deles.

Eles estão fazendo as mesmas tarefas de casa que nós, precisam pensar nos clientes deles. Então quando conseguimos colocar sensores na doca de uma empresa logística que coloca isso no site para o cliente dele saber que o material está sendo carregado ou que já saiu, você estará ganhando não só um cliente, mas um parceiro. Temos uma frase aqui na Murrelektronik, Tenha o Foco no Foco do seu cliente, ou seja, não olhe para o seu cliente, olhe para onde seu cliente está olhando, ou apenas FOCO DO CLIENTE.

Espero que o artigo possa agregar valor para você. E se gostou, por favor comente e clique nos links de redes sociais para divulgarmos nosso trabalho.

Se precisar, venha conversar com nossa Engenharia de Aplicação, apresente suas necessidades e tenha a seu favor os benefícios das nossas soluções.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *