Conduite Industrial

Conduite Industrial é tudo igual?

A resposta parece óbvia, alias, conduite é conduite e pronto! Pode parecer óbvio, mas quando falamos de Conduite Industrial, muitas vezes não nos damos conta de que existem diferentes tipos de conduites, alguns mais flexíveis, outros mais rígidos, com ranhuras mais largas outras mais estreitas, enfim, quando falamos de conduite é extremamente importante nos perguntarmos “para que e onde será usado este produto”?

Considerando que a aplicação necessite proteger os cabos e mangueiras de uma máquina ferramenta, onde existam muitos movimentos, cavacos, fluídos, óleos, variações de temperatura, enfim, diversos fatores que poderiam reduzir a vida útil do equipamento, é importante saber definir qual o tipo correto do conduite a ser utilizado para desempenhar muito bem a função principal que proteger a instalação, claro que com isso, a estética também é um benefício a mais.

É importante ressaltar que os principais materiais de fabricação de um conduite industrial são:

Polipropileno (PP): possui como características boa resistência química e alta resistência contra impactos. Por outro lado não é flexível, por isso é mais utilizado para trabalhar em instalações onde a fiação é fixa, ou seja, não exige nenhum tipo de movimentação ou esforço mecânico.

Polietileno (PE): Possui como características uma excelente flexibilidade e resistência química. Diferente do polipropileno, pode se usar em aplicações com movimento, porém sem impactos ou ações mecânicas sobre o produto.

Poliamida (PA): O mais completo de todos, pois tem em suas características excelente resistência química, mecânica, flexibilidade e é altamente resistente a impactos.

Na indústria é o mais utilizado, pois pode ser utilizado em quaisquer aplicações industriais, desde instalações fixas ou até mesmo com movimentos inclusive de torção como em um braço mecânico.

Voltando a nossa pergunta no inicio deste texto, conduite pode parecer tudo igual, mas de fato tem detalhes que fazem grandes diferenças.

Gostou desse post? Se tiver alguma dúvida sobre a aplicação desse produto, clique no botão baixo e preencha o formulário que ficarei feliz em poder te ajudar.

Até o próximo post

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.