Curto Circuito em Válvula: isso vai acontecer com você

Diminuir o tempo de interrupção de máquinas durante a produção é um objetivo perseguido exaustivamente por todas as equipes de manutenção industrial. Mas, por que falamos diminuição e não eliminação de interrupção? Porque sabemos que, por um motivo ou por outro, isso vai acabar acontecendo.

Ela vai parar. Cabe a você se preparar para isso!

Admitindo que uma máquina possa parar durante o período de produção, cabe a equipe de manutenção industrial fazer duas coisas: Ter a maior previsibilidade possível destas quebras e criar formas de retomar a produção no menor espaço de tempo possível.

Neste primeiro artigo vamos tratar somente de uma variável deste processo, o curto circuito em válvulas de acionamento hidráulico e pneumático. Sabemos que este é um dos principais motivos de parada elétrica de máquinas, certo?

Curto circuito natural de válvulas de acionamento hidráulico e pneumático.

É da própria condição elétrica de uma válvula que, no fim da vida útil da bobina, ela entre em curto circuito. Em alguns casos tal válvula já apresenta antecipadamente um comportamento de desgaste possível de ser medido, em outros ela simplesmente PARA.

Aumentar o diagnóstico sobre o comportamento elétrico da válvula é uma das únicas saídas para atender a redução de parada de máquina sobre a qual falamos em parágrafo anterior. O que sugerimos para aumentar tal diagnóstico? Duas questões:

  • Instalar dispositivos de proteção que isolem o problema e que não permitam que uma simples válvula “queimada” para completamente o sistema elétrico da máquina, acabando com qualquer possibilidade de diagnose rápida;
  • Implantar rotinas de verificação e identificação de comportamento entre os dispositivos, programação de CLP e supervisório. Ser alertado sobre o comportamento é muito melhor do que “correr atrás” da máquina parada.

Quais as saídas que sugerimos para você?

  • Substituição da tradicional chave de proteção do circuito 24Vdc da sua máquina pelo MIC Murrelektronik – O tempo de reação do MIC é menor que o tempo de desarme da sua fonte chaveada, desta forma ele isola o curto circuito ocasionado na linha 24Vdc antes que fonte, sensores, CLP e outros circuitos parem de funcionar;
  • Utilizar Sistema de I/O Murrelektronik – A instalação do Sistema de I/O com diagnóstico da Murrelektronik possibilitará a criação de rotinas de verificação diretamente no CLP para que a equipe de manutenção industrial seja alertada sobre comportamentos inadequados de diversos dispositivos elétricos das máquinas.

Estas informações lhe interessam? Então assine agora a Newsletter Murrelektronik e saiba mais sobre nossas soluções.

Para saber da real possibilidade e da viabilidade técnica das novas aplicações, pergunte para a Engenharia de Aplicação Murrelektronik, teremos um grande prazer em atendê-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.