O porquê manutenção preventiva na recessão é importante

Em todos os jornais, na internet, na conversa do café da empresa, um assunto não para de ser abordado, o momento econômico. É inevitável que momentos como este nos tragam reflexões, inclusive sobre a necessidade de manter a manutenção preventiva na recessão.

Fazendo o que sempre deveria ser feito

Momentos de recessão nos faz assumir novos hábitos, mas também reforçar bons hábitos que já fazem parte do nosso dia-a-dia. Com a manutenção preventiva não seria diferente, pois é neste momento que temos dois fatores importantes que fazem com que a manutenção preventiva na recessão se torne uma ação fundamental.

A produção em menor ritmo.

Você já identificou que o ritmo de produção já não é o mesmo. As ordens de produção já não deixam todos correndo como loucos e máquinas que produziam (ou tinham que produzir) 24 horas por dia, já passam algum tempo paradas. É neste momento que a manutenção preventiva precisa atuar de forma efetiva:

  • Identificando com calma em quais pontos da máquina o investimento de componentes se fará mais eficiente;
  • Entendendo quais são os pontos de melhoria que farão a diferença quando a máquina estiver em plena produção;
  • Aumentando a capacidade de diagnóstico de falhas. E essa questão está diretamente ligada ao próximo tópico.

Quando a máquina começar a funcionar, ela não poderá parar de forma alguma!

O departamento de vendas da empresa conseguiu aquele pedido importante para fechar os números da produção. Todo o pessoal prepara a linha de produção para operar de forma intensa, pois, uma das questões prometidas por vendas foi o prazo de entrega ao cliente.

A produção inicia e todos estão atentos. Algumas horas depois do início desta importante ordem de produção uma das suas máquinas simplesmente apaga. O operador liga para o seu departamento nitidamente desesperado. Você corre até a máquina e faz os primeiros testes elétricos, depois para, coça a cabeça e pensa: “Bem que eu devia ter instalado uma proteção elétrica aqui na semana passada.”.

Faça algo antes de ser tarde demais

Este título é um lema da manutenção preventiva e em tempos de baixa produção sabemos que aprovar pedido de compra para componentes não é uma tarefa simples. Mas é papel do analista de manutenção comprovar para seus superiores que faz todo o sentido investir conscientemente em manutenção preventiva na recessão.

Leia outros artigos relacionados a este tema:

Se você recebeu o link deste artigo por um colega ou viu nas Redes Sociais, cadastre-se em nossa Newsletter e veja nossos posts em primeira mão.

Para saber da real possibilidade e da viabilidade técnica das novas aplicações, pergunte para a Engenharia de Aplicação Murrelektronik, teremos um grande prazer em atendê-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *