Eficiência Energética – Não deixe para amanhã!

Provavelmente este não é o primeiro post do Blog da Murrelektronik que você lê, assim sendo já deve ter percebido o quanto estamos engajados com a melhoria de produtividade, disponibilidade e eficiência energética. Afinal de contas, nos dias atuais temos que se preocupar em produzir mais, mas não podemos nos esquecer de ser sustentáveis. Vamos aprender sobre eficiência energética?

A eficiência energética em máquinas-ferramenta é um tópico importante. O tempo de energia desperdiçada está acabando. A Blue Competence é requerida em máquinas e sistemas.

Quando compramos um carro novo, geladeira ou um ar condicionado, a Eficiência Energética é um fator a ser levado em conta. Um olhar sobre a etiqueta de eficiência energética da União Européia mostra claramente a relação entre energia gasta e desempenho. Classificação A+++ significa a maior eficiência energética.

Esses mesmos padrões de eficiência energética também são muito importantes para a indústria de máquinas-ferramenta. A norma ISO/DIS 14955-1 fornece um valioso padrão para companhias que priorizam eficiência. Instalando máquinas e sistemas eficientes pode-se economizar muita energia. Isto não apenas no estágio de produção.  O foco também deve ser no período de stand-by, simulação e implementação. Isto pode ser visto em fontes de alimentação que funcionam continuamente ou lâmpadas que estão sempre acesas.

Uma das maneiras de mensurar o quanto um componente ou máquina é eficiente, é através do fator de potência. Aprenda mais sobre Tipos de potência, Fator de Potência e seus respectivos cálculos no artigo que meu colega Henrique Oliveira escreveu.


Em breve estaremos postando algumas dicas para elevar este índice. Em caso de dúvidas, sugestões ou críticas, deixe seu comentário abaixo.

Agradeço a leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.