Energia Ativa e Reativa — Qual a Diferença?

Energia Ativa e Reativa — Qual a Diferença?

A energia elétrica é o que coloca os mais diversos equipamentos para rodar todos os dias. Motores, transformadores, fornos, reatores e muito mais dependem da energia para seu funcionamento. Mas você sabia que essa energia é formada por dois componentes diferentes? Sim! Por isso, para entender melhor sobre o assunto, é preciso entender sobre ambos: energia ativa e reativa e qual a diferença entre elas.

Afinal, qual a diferença entre energia ativa e reativa?

Entender a diferença entre energia ativa e reativa é essencial para qualquer um que trabalhe na indústria, independentemente de seu setor. A utilização correta de ambos os tipos de energia pode trazer inúmeros benefícios para a planta, como redução no consumo, aumento da eficiência energética, melhoria da tensão e aumento da vida útil e da capacidade dos equipamentos.

Energia ativa

A energia ativa é aquela que executa as tarefas do dia a dia. Ou seja, faz com que os motores girem de maneira propriamente dita. Ela é medida em kWh e produz trabalho, sendo a principal responsável pelo funcionamento dos aparelhos elétricos que nós utilizamos.

O mais interessante é que seu aproveitamento é de 100% em equipamentos em geral.

Energia reativa

A energia reativa é medida em kVArh e, ao contrário da energia ativa, é o componente que não realiza trabalhos propriamente ditos, mas é consumida pelos equipamentos para formar os campos eletromagnéticos necessários para funcionarem. Isso significa que é ela que estabelece e sustenta os campos de aparelhos de correntes alternadas.

É preciso compreender que, apesar de ser necessária, sua utilização deve ser a menor possível. Quando está em excesso, pede um transformador com capacidade mais alta e pode até mesmo provocar quedas por conta de aquecimento. Além disso, o consumo desse tipo de energia custa muito mais caro do que o da energia ativa.

Se interessou pela diferença entre energia ativa e reativa e quer aprender mais sobre os conceitos da área? Acompanhe o blog da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.