Qual espaço o Painel Elétrico da sua máquina ocupa?

Especificar e dimensionar componentes para o Painel Elétrico de uma Máquina é uma tarefa árdua não somente por conta das funcionalidades de cada componente, mas também por conta do espaço que ocupam no Painel Elétrico. Quando falamos que as funcionalidades de uma Máquina só aumentam, como aumentar o espaço utilizado pelo Painel Elétrico?

Meu painel elétrico precisa crescer, mas, para onde?

Certas áreas no chão de fábrica são tão valiosas e disputadas quanto  os bairros nobres de qualquer cidade. Não só pela logística necessária para o chão de fábrica ou pela disposição de equipamentos, mas, entendendo que uso de área fabril também é um componente dos custos de produção.

Sendo assim, é sempre uma grande missão dimensionar Painel Elétrico de forma que estes ocupem o menor espaço possível na área fabril. Com isso em vista, vamos dividir a discussão em dois pontos.

Onde está o Painel Elétrico da sua Máquina?

Na área comum do chão de fábrica

  •  Áreas comuns do chão de fábrica (aquelas que ficam entre máquinas, ao lado de corredores, junto a paredes ou divisórias) são muito disputadas. Porém, qual das dimensões de um Painel Elétrico mais causam problemas de espaço no ambiente fabril? Com certeza a LARGURA. Pense comigo: Altura do painel não é um grande problema, desde que botões e IHMs estejam à altura de uso NR12. Profundidade pode influenciar mais, mas, não é algo crítico principalmente para áreas de divisão ou junto a paredes. Porém, aumentar a largura causa problemas mais sérios no uso de áreas e invasão de outros espaços comuns.

Instalado junto ao corpo da Máquina

  • Algumas máquinas e equipamentos permitem que Painéis Elétricos sejam instalados em “espaços” disponíveis junto ao seu corpo. Estes pequenos espaços devem ser muito bem utilizados, pois são raros. Dimensionar componentes do Painel Elétrico que usem pouco espaço é mais uma vez necessário, para que estas áreas sejam bem utilizadas economizando áreas comuns do chão de fábrica.

Duas dicas práticas quanto a esta questão!

Analisando por estes aspectos, existem duas dicas práticas para reduzir espaços utilizados por Painel Elétrico no chão de fábrica:

  • Utilizem componentes com a menor LARGURA possível

Como falamos anteriormente, entre as dimensões do Painel Elétrico a que mais influencia o mal uso de espaço é a largura. Portanto, especificar componentes estreitos é fundamental. Fontes de alimentação, CLPs, Relés e diversos outros componentes podem contribuir positivamente com esta economia de espaço;

  • Descentralização do comando da máquina

É cada vez mais comum dividir o painel elétrico para descentralizar o comando da máquina. O uso de I/O Remoto IP67 envia para o corpo da máquina diversos componentes que antes estavam obrigatoriamente no Painel Elétrico. Além de economizar espaços importantes do painel, existem benefícios que esta modularidade proporciona nas fases de teste, desmontagem, remontagem no cliente e startup.

Muito ainda a dizer sobre isso…

…mas, não queremos esgotar este assunto somente em um artigo. Porém, se estas informações já são suficientes para você começar uma revisão de projetos nos seus Painéis Elétricos, faça contato com nossa Engenharia de Aplicação para receber outras orientações sobre o tema.

Muito obrigado!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.