Custo de uma identificação de cabos

Identificação dos cabos – Quanto vale um cabo identificado para você?

Identificação dos cabos, quanto vale? A pergunta correta deveria ser quanto custa não ter um cabo identificado…

Como citado em posts anteriores sobre identificação dos cabos, as empresas atualmente buscam soluções rápidas, eficientes e de baixo custo, e quando falamos de sistema de identificação dos cabos, isso não foge a regra!

Falando em identificação de cabos, é um processo na instalação que muitas vezes não é considerado o mais importante, e olhando para o lado da instalação, realmente na parte de montagem e instalação não é, ou seja, pode se começar e finalizar uma instalação elétrica, pneumática ou hidráulica sem que estes não estejam identificados, diferente do fato de não ter uma fonte de alimentação, um borne, um relé, ou outro componente o sistema não irá funcionar.

Muitos sãos os casos onde os fabricantes finalizam todo o processo de montagem de uma máquina ou equipamento com todas as instalações elétricas e deixam por último as identificações, ai o problema começa, pois o cliente final não vai aceitar que o equipamento seja faturado sem que o sistema esteja identificado, ou seja, o fabricante terá que identificar a qualquer custo o sistema e com isso gerando mais retrabalho custo e danos para a sua imagem.  A partir daí o sistema de identificação passa a ser o mais importante, pois um sistema bem identificado reduz tempo de montagem, manutenção, substituição de componentes e esteticamente agrega muito valor no produto final.

Um grande exemplo de que o sistema de identificação é muito importante para que em caso de manutenção, não leve tempo para identificar o erro. Imagine que você esta com um problema em algum cabo, mas você não identificou o cabo para saber onde ele está ligado e para onde ele vai. Este problema é muito comum nas empresas, principalmente nas mais antigas, pois na época este sistema não era sofisticado e pratico.

As empresas estão investindo bastante em sistema de identificação e muitas já adquiriram maquinas que fazem toda a parte da identificação, ou seja, você adiciona o insumo, escreve o que quiser e simples assim, já tem uma etiqueta do seu jeito. As etiquetas são fáceis de ser colocadas e tem uma longa durabilidade.

Sistema de Identificação Murrplastik - ACS

Sistema de Identificação Murrplastik – ACS

O principal foco deste post é mostrar a necessidade de identificar os componentes de um painel/maquina. Mesmo que hoje já se fale um pouco mais sobre identificação de fios, cabos, etc… Tem empresas que preferem o modo antigo de se identificar, ou seja, “sem identificação”. Isso prejudica muito para a pessoa que vai fazer manutenção futuramente, pois precisa procurar onde se encontra cada fio, onde estão ligados e muitas vezes é meio impossível de achar, isso faz com que leve muito tempo de maquina parada e assim perde produção e dinheiro.

Muitos dizem que tempo é dinheiro e outros dizem que o famoso “cat” é a solução momentânea, mas será que vale a pena? Sempre que você tiver um problema vai usar alguma peça não apropriada para substituir?

Situação

Você teve um problema em um dos cabos, precisou tirar a identificação dele e então colocou apenas um papel para “trocar”. Então acontece alguma coisa no mesmo lugar depois de um tempo e você não sabe de onde vem ou pra onde vai aquele cabo. Lembra aquele papel? Aquele papel não existe mais, você precisa sair procurando até onde aquele cabo vai. 

Problemas

  • Tempo procurando o cabo
  • Maquina parada
  • Dor de cabeça
  • Briga com o chefe
  • Briga em casa por estar estressado (a)

Solução

Sempre que for necessário fazer uma alteração de algum produto na manutenção, procure utilizar o mesmo, ou melhor, e evite fazer as famosas gambiarras, pois isso pode custar muito caro. Ai eu te pergunto: Quanto vale um cabo identificado?

Sucesso

  • Tempo menor maquina parada
  • Chefe fica feliz e da um aumento
  • Evita problemas em casa
  • Numa futura manutenção, vai ser mais rápido de achar.

Precisamos pensar muito para evitar gasto desnecessário, a identificação é crucial quando falamos sobre maquinas/painéis então devemos sempre seguir os passos corretos para obter sucesso na fabricação, manutenção e após a entrega do produto. A manutenção agradece muito quando o projetista exige identificação no projeto, pois o tempo da manutenção é bem mais curto do que seria caso não tivesse essas arte manhas.

Resumo da ópera

  • Devemos sempre procurar identificar tudo o que for possível para evitar constrangimento e problemas maiores.
  • Evitar usar os “cat’s”.
  • Procurar o sistema de identificação que melhor lhe atende (preferência para os que podem ser utilizados em qualquer tipo de cabo).
  • Colocar tudo em prática para evitar dores de cabeça na hora da manutenção.

A Murrplastik tem um sistema universal de identificação que permite realizar a identificação dos cabos, fios, componentes, bornes de qualquer fabricante, esse o principal diferencial dos sistemas existentes no mercado.

Acesse www.murrplastik.com e saiba mais sobre nosso sistema de identificação ACS.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com nossa engenharia de aplicação, estamos a disposição para esclarecermos esse e outros assuntos.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.