4 maneiras de descomplicar o processo de implantação da automação industrial

4 maneiras de descomplicar o processo de implantação da automação industrial

Não é segredo que a implantação da automação industrial veio para facilitar e tornar eficiente o processo de produção das indústrias. 

Fato é que, de modo geral, a tecnologia costuma trazer melhorias para o nosso dia a dia e nas empresas, isso não é diferente.

Contudo, para que esse mecanismo funcione adequadamente, é preciso a instalação de todo um sistema, o que pode trazer a princípio, alguns transtornos no modo de trabalho daqueles que não estão acostumados a fazer uso dessa sistematização.

É importante ressaltar que as soluções precisam ser bem analisadas, a  fim de que a seja escolhida a melhor opção para aquele negócio.

Como grande parte das modificações, há sempre prós e contras que necessitam ser levados em consideração antes de qualquer tomada de decisão.

Por essa razão, trouxemos algumas dicas que podem te auxiliar nessa questão.

Confira abaixo 4 dicas para facilitar esse processo…

4 passos para tornar a implantação da automação industrial menos complicada em sua indústria

  1. Saiba identificar precisamente o problema antes de escolher qual será a melhor solução

Antes de qualquer decisão, é fundamental fazer uma análise detalhada dos problemas que a indústria está enfrentando que podem ser solucionados por meio de automação.

Será uma produção lenta? Problemas na qualidade do produto? Gastos exagerados? Quer mais segurança para os colaboradores? 

A tecnologia veio para contribuir, mas primeiro é preciso saber de fato o que é que precisa ser solucionado.

Feito isso, é hora de considerar qual a melhor solução. Por isso, pesquise com atenção antes de realizar esse investimento.

Vale tirar dúvidas com o próprio fornecedor, se confiável, ele poderá sugerir a saída que mais atenderá as necessidades do seu negócio.

  1. Ofereça treinamento aos seus funcionários

A sua equipe precisa estar por dentro de todas as mudanças dentro de seu setor, afinal, isso fará com que os seus colaboradores se ajustem às novidades e interajam de forma assertiva com aquilo que precisa ser feito.

Dessa forma, os seus funcionários precisam ter acesso a todo treinamento necessário para que possam trabalhar com os equipamentos, de modo que façam bom uso da implantação da automação industrial.

Pode ser que algumas dificuldades ocorram por parte de algumas pessoas do seu time, contudo, mudanças são necessárias e é exatamente por isso que o preparo para executar as atividades é essencial.

  1. Faça cálculos do custo do o payback e o ROI

É inegável que a automação industrial envolve custos e esses inicialmente podem ser altos. 

Porém, tudo vai depender das modificações que precisam ser feitas. Então, nessa etapa cada cálculo é importante antes de investir. 

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) nada mais é do que o lucro presumido que a indústria terá com o sistema automatizado. 

Um ponto importante a ser lembrado é que o ROI também pode ser calculado no que diz respeito à economia, ou seja, uma determinada máquina pode contribuir para uma redução de gastos de 30% com energia elétrica, por exemplo.

O payback é a taxa de retorno. O que significa que ela representa o tempo que a indústria levará para alcançar o valor aplicado. O payback pode variar conforme o tipo de automação, a atividade que a indústria desenvolve e outras razões.

Tenha em mente que o payback pode ser de 4 ou 6 meses, mas pode levar até mesmo de 1 a 2 anos.

  • 4. Faça a implantação da automação industrial de modo adequado

Você pode ter prejuízos se não se atentar ao fato de que um sistema específico de automação precisa ser usado corretamente. 

Se o seu desejo é aumentar a produtividade, reduzir custos, aumentar a qualidade e consequentemente, os lucros, precisa saber exatamente como utilizar a implantação da automação industrial de forma eficaz.

Caso contrário, todo dinheiro e tempo gasto com o processo será desperdiçado.

Conclusão

Hoje você descobriu 4 passos fundamentais que podem te ajudar a melhorar todo o serviço desenvolvido na sua indústria.

A implantação da automação industrial, sem dúvidas,  pode transformar as operações e os processos do ciclo de produção, e de fato, esse é o seu papel: trazer melhorias.

Porém, alguns pontos precisam ser levados em conta para que seja possível aproveitar todos os benefícios que ela possibilita.

Gostou desse artigo? Acompanhe outros assuntos aqui no site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.