Um incêndio nunca começa grande

Quem já participou de treinamentos de brigada de incêndio ou já conversou com um bombeiro sobre este assunto sabe exatamente como os incêndios NÃO começam grandes…

Subestimar o potencial de incêndio ou negligenciar os cuidados de manutenção com uma instalação elétrica é comumente apontado como fator que contribuí com uma ocorrência de incêndio. Infelizmente as pessoas se dão conta destes itens quando já é tarde demais.

Quando falamos que um incêndio nunca começa grande, precisamos elevar a nossa percepção de todos os itens que podem contribuir com o início desta ocorrência, pois sabemos que basta começar para que diversos outros fatores contribuam para o seu alastramento. Comandos elétricos com certeza não estão fora desta análise.

Não subestime os 24 volts

Mas, você pode estar pensando agora: “Os comandos elétricos da minha máquina são todos em 24 Vdc! Incêndios acontecem em equipamentos com tensão maior ou corrente alternada.” Será que isso é realmente verdade?

A questão a ser entendida quanto a isso é que comandos elétricos utilizam linhas de 24 Vdc em corrente considerável (10A, 20A, 40A …), capaz de fazer com que as ocorrências se iniciem. E quais os principais pontos de atenção? Podemos destacar:

  • Válvulas elétricas – Como escrevemos em outro artigo, o desgaste natural de válvulas leva ao curto circuito. Assim, esperar o fim da vida útil de uma válvula elétrica é esperar o momento em que ela entrará em curto circuito;
  • Sensores elétricos – Sensores espalhados por toda a máquina, muitos deles em contato quase direto com movimentação mecânica sempre sofrem avarias constantes. Por conta disso é comum que um sensor partido ao meio cause um curto circuito em uma máquina;
  • Fios e cabos – Não é incomum que fios e cabos na instalação elétrica sejam rompidos no meio da operação. Movimentação de cargas, troca de ferramentas, acidentes mecânicos podem romper cabos de alta corrente em 24Vdc. Mais um ponto de curto circuito iminente;
  • Relés – Este é somente um dos perigos de um painel elétrico, pois além da possibilidade de curto circuito após sua quebra, o relé pode também sofrer aquecimento elevado, aumentando a sua temperatura, a de fios conectados a ele e a de outros componentes próximos.

Proteja antes para não lamentar depois

Proteções atuais e efetivas podem ser implantadas nas linhas de 24Vdc dos comandos elétricos de máquinas e equipamentos. Acredito que depois deste artigo esta proteção para comandos elétricos é um dos seus interesses, certo? Então continue lendo esta série. Até breve!

Para saber da real possibilidade e da viabilidade técnica das novas aplicações, pergunte para a Engenharia de Aplicação Murrelektronik, teremos um grande prazer em atendê-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.