Indústria 4.0 – Oportunidades e Desafios dessa nova era

Para nós do Blog de Automação, buscar conteúdos ricos e muitas vezes exclusivos é um dos nossos principais objetivo. Em 2017 começamos uma parceria com a Plattform Industrie 4.0 – Organização Alemã, que dedica-se exclusivamente a Industria 4.0. Nossa parceria com eles é desenvolver uma compreensão geral e consistente sobre Indústria 4.0 aos nossos leitores brasileiros. Esperamos que essa e outras parcerias que virão possam te ajudar no seu dia-a-dia, aumentando seus conhecimentos e experiências.

Indústria 4.0 – de Objetos inteligentes e Máquinas em rede de volta para Pessoas

Para a Alemanha, como o principal fornecedor internacional de equipamentos industriais, a Indústria 4.0 apresenta excelentes oportunidades: Cerca de 15 milhões de trabalhos na Alemanha dependem direta e indiretamente do setor de produção. Eles desempenham um papel decisivo na competitividade internacional da indústria alemã. A fim de manter e expandir essa força competitiva, o enorme potencial da Indústria 4.0 deve ser adotado no início e devemos ser ativos na formação da reestruturação digital da indústria.

© fotolia/industrieblick

© fotolia/industrieblick

A força competitiva e a experiência alemã no campo dos sistemas integrados significam que o país está bem colocado para se beneficiar desse potencial e para entender as oportunidades que a Indústria 4.0 apresenta.

Um passo em direção a uma produção mais eficiente e econômica.

As vantagens são claras: A estreita rede de produtos e máquinas aumenta a eficiência, reduz custos e economiza recursos. O monitoramento inteligente e os processos transparentes oferecem às empresas uma visão geral constante, permitindo-lhes reagir de forma flexível e rápida às mudanças no mercado. Por exemplo, se um fornecedor não puder entregar ou uma mercadoria está escassa, os processos de produção e os volumes de entrega poderão ser ajustados para esta finalidade.

Soluções e máquinas de TI modernas que, em contraste com as iterações anteriores, operam de forma autônoma e não exigem programação complicada para atender aos novos requisitos, tornam possível reagir rapidamente às solicitações individuais dos clientes. As peças individuais “sabem” o que são, como elas precisam ser processadas e onde elas pertencem e podem se coordenar com a planta de produção. A planta decide independentemente o que deve ser feito e define o prazo e o nível de prioridade.

No entanto, os sistemas de rede inteligentes estão ganhando força mesmo além das indústrias clássicas, como a engenharia mecânica e elétrica, por exemplo, na agricultura, onde as colheitadeiras do futuro farão colheitas automaticamente.

Inovações que estão mudando o cenário de negócios na Alemanha

Além disso, a Indústria 4.0 apresenta numerosas oportunidades para modelos e serviços de negócios inovadores, dos quais startups e pequenas e médias empresas, em particular, podem se beneficiar. Isso ocorre porque produtos e máquinas inteligentes coletam diversos dados que ajudam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como a otimização de processos de produção em locais de negócios.

Finalmente, a digitalização da economia e da sociedade está mudando a forma como o trabalho é feito na Alemanha e está criando novas oportunidades. Em vista das mudanças demográficas em particular, sistemas de assistência inteligentes, como robôs de frete e serviços, permitirão que pessoas mais velhas trabalhem por mais tempo. Ao mesmo tempo, os processos podem ser projetados de forma mais flexível e orientados para as necessidades da força de trabalho e um melhor equilíbrio entre vida e trabalho.

No entanto, para a quarta revolução industrial ter sucesso, ainda há uma série de desafios que precisam ser superados: Perguntas sobre a forma como o trabalho é organizado, a segurança de TI e a proteção de dados também devem ser discutidas com todas as partes interessadas relevantes em uma fase inicial – bem como a capacitação de funcionários qualificados e o desenvolvimento de normas e padrões uniformes que são exigidos em uma economia digitalizada.

Nós do Blog de Automação, sempre procuramos conteúdos e parcerias que agreguem valores aos nosso leitores. Esse texto foi traduzido com Autorização do Site Plattform Industrie 4.0, para ver essa matéria original clique aqui.

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Neste blog você encontra diversos assuntos relacionados ao mundo da Automação Industrial, caso você tenha alguma sugestão de conteúdo click no link abaixo e nos envie!

Botão Sugestões

Se o botão não funcionar, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.