Internet das coisas

Conectividade Inteligente: explore os avanços da Internet das Coisas na Indústria 5.0

A ideia e o conceito básico de Internet das Coisas (IoT) existem há décadas, cunhado em 1999 por Kevin Ashton, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT). No entanto, a IoT como conhecemos hoje começou a ganhar força e se tornar uma realidade prática nos últimos anos.

A IoT evoluiu significativamente com o avanço da tecnologia da informação, especialmente com o aumento da capacidade de processamento, a miniaturização de sensores e a disseminação da conectividade à internet. A popularização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, também contribuiu para o crescimento da IoT.

Em suma, tem sido uma das principais impulsionadoras da chamada Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, transformando processos, otimizando a cadeia de produção e proporcionando maior eficiência e automação em diversos setores.

Atualmente estamos no limiar de uma nova era industrial que promete revolucionar completamente a maneira como a produção é concebida e executada. Com a chegada da Indústria 5.0, testemunhamos a convergência de tecnologias disruptivas, com a Internet das Coisas desempenhando um papel de destaque nesse cenário transformador.

Leia também: Por que o uso da cloud computing aumenta a produtividade industrial?

Mas o que é a tão falada Indústria 5.0?

A Indústria 5.0 é uma evolução do conceito 4.0, que representa uma nova etapa na revolução industrial e na transformação digital das atividades. Enquanto a Indústria 4.0 é caracterizada pela integração de tecnologias digitais, como Internet das Coisas, Big Data, inteligência artificial e automação, a 5.0 vai além, colocando o ser humano no centro do processo produtivo.

Tem como objetivo uma maior colaboração entre humanos e máquinas, permitindo que profissionais e robôs trabalhem lado a lado, complementando suas habilidades e expertise. Essa abordagem visa aproveitar o melhor dos dois mundos: a precisão, velocidade e eficiência das máquinas e a criatividade, adaptabilidade e habilidades sociais dos humanos.

Essa nova visão de indústria também se concentra em produtos altamente personalizados e customizados para atender às necessidades específicas dos clientes. A manufatura aditiva (impressão 3D) desempenha um papel fundamental nesse contexto, possibilitando a produção de itens sob medida em menor escala e com maior flexibilidade.

Sobretudo, sua abordagem é guiada por uma perspectiva humanista, onde o bem-estar dos trabalhadores é valorizado, e a tecnologia é utilizada para melhorar a qualidade de vida e a experiência de trabalho.

Enquanto a Indústria 5.0 dá os seus primeiros passos aqui no Brasil, muitas empresas estão se adaptando à revolução 4.0. Portanto, é um processo gradual que já está moldando o futuro da manufatura e a nossa relação com o mundo.

Quais os avanços da IoT

Na Indústria 5.0, a Internet das Coisas assume um papel ainda mais relevante, impulsionando avanços significativos na forma como as operações industriais são conduzidas. Alguns dos avanços mais notáveis incluem:

  • Integração Total de Dados: a IoT permite a coleta, integração e análise abrangente de dados em tempo real de várias fontes dentro e fora da indústria. Sensores e dispositivos inteligentes conectados em toda a cadeia produtiva fornecem uma visão holística dos processos, permitindo uma tomada de decisões mais informada e eficiente.
  • Manufatura Personalizada: a produção se torna mais personalizada, permitindo a fabricação de produtos sob medida para atender às necessidades específicas dos clientes. A customização em massa é viabilizada por meio da coleta de dados em tempo real sobre preferências dos consumidores e ajuste das linhas de produção conforme a demanda.
  • Manutenção Preditiva: a IoT possibilita o monitoramento contínuo do desempenho das máquinas e equipamentos. Com base em dados de sensores, é possível identificar padrões de falhas e antecipar problemas antes que ocorram. Essa manutenção preditiva reduz o tempo de inatividade e aumenta a eficiência dos processos industriais.
  • Colaboração entre Humanos e Máquinas: a Indústria 5.0 promove uma maior colaboração entre os profissionais e a Inteligência Artificial. A IoT facilita essa interação, permitindo que humanos e máquinas compartilhem informações e trabalhem em conjunto para otimizar a produção.
  • Eficiência Energética e Sustentabilidade: a IoT possibilita o monitoramento e controle mais preciso do consumo de energia. Isso leva a uma maior eficiência energética e ações mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental das operações.
  • Cadeia de Suprimentos Conectada: melhora a rastreabilidade e a visibilidade ao longo da cadeia de suprimentos. Dados em tempo real sobre estoques, transporte e distribuição garantem uma logística mais eficiente e reduzem desperdícios.
  • Realidade Aumentada na Manufatura: possibilita o uso de realidade aumentada (RA) na manufatura, auxiliando os trabalhadores com informações em tempo real e guias visuais durante a montagem e manutenção de equipamentos complexos.
  • Automação Flexível: a IoT permite que processos de automação sejam mais adaptáveis e flexíveis. Máquinas inteligentes podem ser reconfiguradas de forma ágil para se adequarem a diferentes demandas de produção.

Na Indústria 4.0, muitos dos avanços mencionados anteriormente já são componentes essenciais do cenário atual. O que, em outras palavras, podemos afirmar que a Quarta Revolução Industrial pavimentou o caminho para a Quinta, onde a colaboração homem-máquina e a personalização ainda mais aprofundada, entre outros, se tornaram os próximos desafios.

Conclusão

A revolução da Indústria 5.0 está diante de nós, e a Murrelektronik está à frente desse movimento, oferecendo soluções de conectividade inteligente que impulsionam a eficiência e a produtividade do setor industrial. 

Por isso, convidamos você a embarcar nessa jornada conosco, conhecendo as mais novas tecnologias disponíveis no mercado! Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo(a) a encontrar a solução perfeita para a sua necessidade específica. 

Converse conosco hoje mesmo e descubra como nossas tecnologias inovadoras podem levar o seu negócio a um próximo nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.