IO-Link e o IO-Remoto! Juntos para aplicação complexa

Em artigo anterior falamos um pouco sobre o que é o IO-Link e como ele pode ser aplicado nos projetos. Agora vamos desenvolver melhor este assunto, principalmente falando sobre a aplicação desta rede com os conhecidos IO-Remoto e redes complexas.

IO-Link e o IO-Remoto! Uma parceria importante

Em máquinas e equipamentos simples é rara a mistura entre sinais digitais comuns (em 24Vdc) e sinais analógicos, mesmo ainda a utilização de componentes simples como sensores, válvulas e chaves , com componentes mais complexos como pressostatos, sensores óticos de cor ou marca.

A questão é que, em máquinas e equipamentos mais complexos, é comum o convívio entre componentes simples e componentes avançados. Quando falamos da utilização de I/O Remoto esta complexidade em muitos casos inviabilizava a aplicação.

O IO-Link veio na medida certa para ajudar nesta viabilidade, atuando como uma rede curta, permitiu novas atribuições ao I/O Remoto e funcionalidades importantes para componentes que sempre estiveram presentes no chão de fábrica.

Como integrar diversos componentes em um mesmo BUS?

Muitos projetistas já haviam desistido de aplicações com BUS industrial quando se depararam com uma maior complexidade de componentes ao longo da máquina ou equipamento. Talvez esta tenha sido uma situação em que você tenha se encontrado alguma vez, certo?

Se por um lado o I/O Remoto simplificou a comunicação de componentes digitais em campo criando ilhas de conexão plugadas em um BUS de dados, o IO-Link simplificou a comunicação entre o I/O Remoto e componentes até então não atingíveis como pressostatos, sensores com necessidade de configuração local ou contadores pneumáticos.

Esta rede aberta de dados chamada IO-Link deu nova vida as aplicações de BUS industrial.

Setup a distância é sua grande vantagem!

São inúmeros os componentes de campo que já possuem versões com comunicação IO-Link. Qual a vantagem destes componentes? Permitir que sejam configurados à distância, sem a necessidade de presença humana, sem a necessidade de manipulação direta.

Esta funcionalidade é muito importante em dois contextos:

  • No momento da substituição do componente – Quando é realizada a troca de um pressostato, por exemplo, além da montagem do componente o técnico deve saber todos os parâmetros de configuração do componente. Mas com a utilização deste componente em IO-Link os dados estarão armazenados em referências do CLP ou no I/O Remoto IO-Link. Quando o técnico troca o componente físico, basta um comando do CLP para que o I/O Remoto coloque o componente em modo configuração, descarregue os parâmetros de funcionamento e recoloque o componente em modo operação para retomar a produção;
  • Na necessidade de ajuste de parâmetros do componente – Quando um componente precisa sofrer um ajuste de configuração é outro momento em que o IO-Link entra em ação. Um sensor ótico de marca de rótulo, por exemplo, pode ser configurado à distância. No momento de troca de produção em uma máquina de embalagem, a referência de cor do novo rótulo pode ser descarregada diretamente pelo CLP ou I/O Remoto IO-Link, sendo que mais uma vez o I/O Remoto ficará responsável pela ação configuração à distância.

Estes exemplos dão o tom das possibilidades, certo?

Os dois exemplos que apresentamos quanto à utilização de uma rede IO-Link a partir de um IO-Remoto em máquinas ou equipamentos mais complexos mostram como esta tecnologia pode trazer benefícios importantes para a sua automação. Mesmo assim ainda não esgotamos este assunto. Em breve falaremos das facilidades apresentadas pelo IO-Remoto com IODD on Board da Murrelektronik.

A partir destes exemplos você pode identificar diversas oportunidades de aplicação. Para saber da real possibilidade e da viabilidade técnica das novas aplicações, pergunte para a Engenharia de Aplicação Murrelektronik, teremos um grande prazer em atendê-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.