IO Link

Utilizando IO-Link: sensores e atuadores inteligentes são o futuro

Um dos maiores desafios da indústria é integrar o processo fabril a sistemas mecânicos, controles eletroeletrônicos e TI/softwares de campo. Na indústria 4.0, isso é possível graças ao que chamamos de protocolo de dados IO-Link, um conceito desenvolvido para simplificar a comunicação entre componentes e sistemas de gerenciamento de fábrica, a fim de automatizar processos das plantas.

Neste cenário, saem os cabos com grandes extensões e diversos tipos de conexão para que um formato de comunicação/ conexão simples, feita por dispositivos inteligentes, possa facilitar a gestão. Este conceito de automação moderno e inovador, preza pelo custo-benefício, produtividade da fábrica e redução de custos com manutenção, visto que permite a identificação de falhas com antecedência.

O IO-Link já faz parte do presente, mas com certeza será o ponto de partida para tecnologias do futuro. Por isso, neste artigo, você poderá conhecer mais sobre o assunto e conferir os benefícios de aplicá-lo em sua fábrica.

Conceito de custo-benefício orientado para o futuro

Apesar de habitualmente ser utilizado para isso, o IO-Link não foi desenvolvido para se fazer a distribuição de rede (distribuição de IO – sistema “bus”), ele é um sistema de conexão ponto a ponto, feito para ficar no campo e conectar os sensores/atuadores a fim de comunicar dados de máquinas para sistemas de gerenciamento de fábrica.

Graças ao IO-Link, o mestre (ou “escravo device”) troca até 32 bytes de entradas e 32 bytes de saída de dados, já em unidades que utilizam dispositivos discretos se troca apenas 1 byte de informação, o que culmina na perda de dados importantes para o gerenciamento da fábrica.

Ao parametrizar sua fábrica com um sistema IO-Link completo, você pode ter acesso a três tipos de dados:

• Dados de processo: informações trocadas do dispositivo ao mestre ou do mestre ao dispositivo.

• Dados do dispositivo: informações sobre o próprio sensor, como valores de parâmetros, números de modelo e série, descrições detalhadas, etc. Estes dados podem ser gravados direto no dispositivo ou lidos do dispositivo de forma cíclica.

• Dados do evento: notificações, como mensagem de erro ou avisos de manutenção, transmitidas ciclicamente do dispositivo IO-Link para o mestre sempre que ocorrer um evento pré-determinado.

Leia também: O que é IO-LINK e por que utiliza-lo

Menor tempo de comissionamento

Ao aplicar o IO-Link na sua fábrica, é possível realizar uma parametrização simplificada e padronizada do sensor, com mínima interferência, graças a redução drástica na quantidade de cabos utilizados.

Os dados de configuração de sensores ou atuadores inteligentes vem direto do sistema de controle, ou seja, se você for efetuar a troca de um dispositivo IO-link no campo, os dados estarão seguros.

Já a instalação é plug-and-play (quando aplicado o melhor conceito de instalação), pois a porta IO-Link é um M12 convencional, com apenas cinco pinos, que fazem a conexão de dados com proteção IP67 (diferente do convencional, que utiliza 25 pinos). Este fator ajuda na redução de tempo de comissionamento do campo, além de simplificar o processo de montagem.

Leia também: Cube67: A solução para a parada de máquina no chão de fábrica

Ganhe alta disponibilidade com o IO-Link

Com o IO-Link é possível verificar, definir e salvar parâmetros dos dispositivos padronizados, o que ajuda na alta disponibilidade e produtividade da fábrica. Isso quer dizer que ele permite um ganho de tempo também durante as manutenções, já que não se perde tempo com a parametrização.

Desta forma, você pode conectar e substituir sensores e atuadores de forma muito mais flexível, integrando facilmente os diagnósticos dos componentes. Este fator reduz paradas não programadas e gastos excessivos com manutenção, já que é possível antecipar falhas e agir no momento correto, de maneira planejada.

Leia também: Quais os 3 tipos de protocolos de redes para indústrias de processos mais utilizados?

Escolha o parceiro adequado para essas tarefas

Escolher o parceiro adequado para o seu conceito de instalação é imprescindível para que o padrão de comunicação IO-Link seja aplicado da melhor maneira na sua fábrica. A Murrelektronik desenvolve um conceito certo para cada tipo de aplicação, seja envolvendo uma grande quantidade de pontos, limitações físicas ou de distância. Para cada solução, há diversas topologias para montagem.

Raphael Callegari, gerente de produtos, e Victor Soares, consultor de negócios da Murrelektronik apresentaram o IO-Link e seus benefícios em um dos webinar da série #StayConnected, confira: