Manutenção Elétrica e Mecânica, tempos muito diferentes

Uma vez um amigo me disse que: “Em manutenção mecânica você demora 1 dia para encontrar o problema e 5 dias para fazer a manutenção. Em Manutenção Elétrica você demora 5 dias para encontrar o problema e 1 dia para concertá-lo.”. O pior? É que ele tem razão.

Tempos complicados de equilibrar

Infelizmente é comum demorarmos muito mais tempo para identificar um problema no circuito elétrico de máquina, equipamento ou painel, do que demoramos em realizar a manutenção elétrica, certo? Lembramos aqui de alguns fatores que acarretam isso:

  • Intermitência – O desgaste de um componente ou mau contato podem causar paradas intermitentes em uma máquina ou equipamento. Como o erro não é constante, em muitos casos o técnico faz análise e durante os testes o erro simplesmente desaparece;
  • Problemas seriados – Um curto circuito, por exemplo, pode causar avarias em vários equipamentos ao mesmo tempo, causando uma dificuldade muito grande para os técnicos realizarem o diagnóstico de todos os problemas;
  • Falta de equipamentos com auto-diaginose – Os testes elétricos podem ser quase infinitos quando não existe pelo menos uma direção a ser seguida. Equipamentos com diagnóstico são grandes aliados dos técnicos de manutenção elétrica.

Autodiagnostico na manutenção elétrica

Se trabalhamos com sistemas automatizados, precisamos passar a utilizar um dos principais benefícios desta automação para ajudar nos nossos trabalhos: O Diagnóstico (ou Autodiagnostico).

É cada vez mais comum que equipamentos de automação contenham funcionalidades de:

  • Detecção de curto circuito – Para proteger circuitos de alimentação ou de comando é importante utilizarmos equipamentos com detecção de curtos circuitos. Além da proteção de equipamentos e dispositivos, o tempo de identificação de falhas é reduzido de forma extrema;
  • Equipamentos com leds de identificação de estado – Leds em equipamentos de painel ou (principalmente) em equipamentos de campo ajudam muito na detecção de falhas. Muitas vezes o acesso ao dispositivo é complicado, então, poder visualmente verificar se ele está alimentado, acionado ou com falha também é de grande ajuda;

Mudando pouco, ajudando muito

Aproveitar novos projetos para fazer substituição de equipamentos de distribuição de energia, saídas ou entradas analógicas e digitais, pode fazer a grande diferença na redução de tempo da Manutenção Elétrica do cliente. Como falamos em outro artigo é justamente nos momentos de recessão econômica que precisamos tornar nossas máquinas e equipamentos mais inteligentes e mais disponíveis para produção.

Para saber da real possibilidade e da viabilidade técnica das novas aplicações, pergunte para a Engenharia de Aplicação Murrelektronik, teremos um grande prazer em atendê-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.