Conheça os 5 tipos de manutenção industrial

Não é novidade que a  manutenção industrial é um componente crucial de todas as indústrias que se importam de fato, com o desenvolvimento de suas operações.

Vale ressaltar que, quando falamos de manutenção industrial, não nos referimos apenas ao conserto de máquinas e outros equipamentos utilizados na fabricação, isso porque a manutenção industrial deixou de ser vista apenas como um trabalho de apoio, mas começou a assumir um papel significativo, por exemplo, quando consideramos a abordagem de gestão de custos de uma empresa.

A verdade é que uma empresa pode obter muitos benefícios com uma gestão eficaz quando se trata de manutenção industrial, desde as preocupações relacionadas à segurança do trabalho até as de caráter financeiro.

Afinal, a mesma faz com que perdas por falha de equipamento, bem como por ausência de produtividade, que podem muito bem ser causadas, por exemplo, por mau funcionamento de componentes, sejam evitadas.

Estes são apenas alguns dos muitos efeitos que tornam apropriado o uso de técnicas de manutenção eficazes.

Para aprofundar sua compreensão do assunto, criamos uma lista das principais categorias de manutenção industrial utilizadas pelas empresas. Confira agora mesmo e me acompanhe nessa leitura!

Conheça os 5 tipos de manutenção industrial

Existem diferentes tipos de manutenção industrial e sua aplicação foi desenvolvida para ser aplicada em várias circunstâncias, uma vez que consertar um equipamento com defeito não é necessariamente o objetivo da manutenção.

Parece complicado? Fique tranquilo. Você pode entender rapidamente sobre esse assunto, olhando para a lista das principais categorias de manutenção industrial que fornecemos aqui para você.

1.Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva tem o objetivo de prevenir problemas antes mesmo que eles apareçam, como o termo sugere.

Nesse caso, é importante ressaltar que não estamos discutindo consertar algo que já está danificado.

A manutenção preventiva é evitar que os equipamentos apresentem mau funcionamento e criem problemas piores que impeçam o andamento das atividades.

Desse modo, são realizadas inspeções de rotina para avaliar diversos elementos do funcionamento do equipamento, acompanhar o estado das peças e estimular pequenos ajustes que possam prolongar a vida útil da máquina.

Apertar regularmente os parafusos, dar polimento ao equipamento, mantê-lo com limpo, verificar o desgaste dos componentes e regular os motores são um dos processos da manutenção preventiva.

2.Manutenção Corretiva planejada

Se você detectou algum possível problema de manutenção preventiva, peças que estão perto de perder sua utilidade, surgimento de pequenos vazamentos ou qualquer outro problema que possa comprometer a funcionalidade do seu equipamento, a manutenção corretiva planejada faz toda diferença.

Seu objetivo será trocar máquinas e equipamentos, repor peças e fazer os reparos necessários.

Ela é muito útil para evitar que a produção cesse de repente.

3.Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é semelhante a ela, embora haja, sem dúvida, diferenças. Este, por sua vez, possui uma perspectiva mais ampla e, como o próprio nome já indica, um caráter preditivo.

Em outras palavras, prevê e prediz as circunstâncias operacionais do equipamento.

Assim, devem ser evitadas vistorias supérfluas, desmontagens e outras ações que possam encurtar a vida útil do equipamento.

Mas o que constitui uma operação de manutenção preditiva neste contexto? Aqui estão alguns exemplos diretos de seu uso:

Entre outras coisas, um registro de inspeções, medição de parâmetros e frequência de medição.

4.Manutenção Detectiva

A detecção de manutenção, que busca realizar inspeções para identificar possíveis falhas mais complicadas e, em alguns casos, invisíveis para o pessoal envolvido na operação e manutenção, costuma ser o processo de proteção mais detalhado e seus resultados podem sugerir uma manutenção corretiva planejada.

5.Manutenção Corretiva Não Planejada

Esse tipo de manutenção industrial é aquela que pode ser considerada como manutenção corretiva não previsível. 

Nesse modelo, ela envolve a tarefa de manutenção não intuitiva realizada em resposta à falha funcional do ativo. O ideal é que ocorra uma falha funcional antes que uma ação de reparo seja realizada em equipamentos menos importantes, uma vez que é inesperada durante o período de manutenção. 

Como geralmente são mais fáceis e baratos de consertar ou substituir, o impacto financeiro é, portanto, menor.

Desse modo, é importante que o gestor priorize no plano, outras estratégias de manutenção, como o monitoramento online  e constante dos ativos mais críticos, a fim de garantir que os mais importantes da operação não precisem de correções emergenciais.

Conclusão

Por fim, você está um passo à frente da concorrência no processo de colocar em prática todos os que estão no plano, alocando criteriosamente as atividades e os percentuais de ação agora que conhece os principais tipos de manutenção industrial, suas distinções e formas de aplicação mais eficientes . 

Para prevenir problemas e ter mais controle sobre as atividades que precisarão ser executadas no maquinário, é sempre aconselhável colocar a tecnologia e suas ferramentas inteligentes em primeiro lugar.
Todas as formas de manutenção industrial oferecem benefícios e formas de conservar o maquinário; por isso, é fundamental combiná-las e fazer com que uma compense a ausência da outra. Afinal, todos os procedimentos, sejam eles corretivos ou prescritivos, visam aumentar e sustentar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.