Medindo o Fluxo Magnético — Tudo Sobre Sensores Magnéticos

Medindo o Fluxo Magnético — Tudo Sobre Sensores Magnéticos

Para entender melhor o que é um fluxo magnético, primeiro é preciso esclarecer o que é um campo magnético, pois é nele que o fluxo se manifesta. O campo magnético é a região ao redor de um ímã que influencia outros ímãs ou materiais paramagnéticos, gerando intervenções magnéticas.

É importante ter em mente que o campo magnético tem uma magnitude e uma direção, sendo definidos como um campo vetorial. Esses vetores são chamados de linhas de indução. O fluxo magnético, portanto, são todas as linhas que atravessam um determinado espaço de um campo magnético.

Como medir o fluxo magnético?

Para medir o fluxo magnético de um determinado campo, utilizamos uma ferramenta denominada gaussímetro. Ela consegue medir e avaliar a densidade de um fluxo e é um equipamento de alta tecnologia e desempenho.
Porém, com as informações certas, também é possível fazer o cálculo manualmente.

O que é e como funcionam os sensores magnéticos?

Os sensores magnéticos são muito utilizados em sistemas de alarme para detectar a abertura de portas, portões e janelas. Além disso, é ideal para identificar o arrombamento até mesmo de cofres.

Esses sensores também são conhecidos como reed switch e contam com um mecanismo bastante simples, porém extremamente funcional. Ele é composto por uma caixa de plástico onde estão contidas duas lâminas metálicas milimetricamente afastadas, cada uma delas ligada a um terminal.
Quando um campo magnético chega perto desse equipamento, surge uma força magnética. Com isso, as duas lâminas se tocam, possibilitando a passagem de uma corrente.

Existem alguns tipos diferentes de sensores magnéticos. Os aparentes, por exemplo, são utilizados em cima de portas de vidro ou metal. Os de embutir ficam encapsulados e são parecidos com os aparentes, mas são indicados para portas e janelas de madeira. Já o sem fio não requer nem mesmo a instalação de cabos, pois o sinal é emitido por meio de radiofrequência.

O blog da Murrelektronik está repleto de conteúdos para quem quer entender melhor como funcionam os equipamentos utilizados na indústria. Para saber mais, continue nos acompanhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.