Produtividade na montagem de máquinas! 5 dicas para melhorar!

Olá Projetista Fabricante de Máquinas,

A Murrelektronik é uma empresa alemã e por isso temos muito contato com Fabricantes de Máquina Alemães. Não é coincidência que a Alemanha esteja na vanguarda da Produtividade.
É muito engraçado, mas eles não trabalham depois de seus horários, nas sextas gostam de sair mais cedo, tem férias de 30 dias úteis por ano e mesmo assim são produtivos. Então se você quiser trabalhar menos e garantir mais resultados, leia até o fim.

Produtividade na montagem de máquinas

Todos já sabem da minha preocupação com a produtividade e até já expliquei o que é produtividade neste outro artigo. Agora resolvi escrever essas quatro práticas, baseadas nos fabricantes de máquinas alemães, para ajudar o projetista brasileiro.

A Montagem de máquinas é um processo demorado. Hoje mesmo, visitei um fabricante de máquinas para a indústria alimentícia e ele acabou de ganhar um pedido, levará cinco meses para entregar a máquina (sem contar com o startup). Também visitei um famoso fabricante de máquinas ferramenta na semana passada que está falando das máquinas que ele entregará em abril/2016 (oito meses a partir de hoje).

Se um desses dois fabricantes melhorarem a produtividade da montagem de máquinas em apenas 20%, ganharão mais de um mês na montagem. Essa antecipação da entrega pode significar recebimento antecipado, vantagem competitiva e até redução de custo. Essas melhorias podem ser com processos, usando melhores componentes ou fazendo um projeto melhor. Aqui vou focar no projeto.

Pense na Montagem e no Startup!

Nós projetistas temos a árdua tarefa de pensar no conceito da máquina, nas primeiras escolhas, na especificação dos principais componentes e por criar um documento que possibilite às outras pessoas montarem sua máquina. Podemos dizer que somos os arquitetos da máquina. Mas algumas vezes nos esquecemos de pensar na Montagem, no Startup ou na Manutenção.

Um bom exemplo são os conectores. Quais são os mais fáceis de montar? Injetado nas duas pontas ou para serem parafusados? Injetados com certeza. Mas na hora da correria da especificação, usamos os conectores para serem parafusados em campo. Gasta-se 10 segundos para conectar cada ponta deste cabo e pelo menos 360 segundos para cada ponta do cabo para montar.

Quando especificamos produtos com sinal de status e diagnose (por led ou por rede), facilitamos a vida da pessoa do startup. Mas pensamos: “Ahh, se der algum problema, o cara só precisa desligar esses 30 bornes e testar a continuidade…”.

Se você já tem máquinas, peça feedback de outras pessoas envolvidas. Veja o que o montador acha. Se é sua primeira máquina deste modelo, converse com eles antes e peça sugestões.

Modularize!

Aqui é um ponto muito forte da Alemanha. Tudo deve ser modular. A máquina pode até ser especial, mas a unidade hidráulica é um módulo que se encaixa em outros módulos e até mesmo o software é composto por módulos. O cliente não quer cabeçote móvel? Desabilite o conjunto no software.

Desta forma, é mais fácil montar, testar e transportar os módulos separados e depois juntá-los como se fosse um grande lego.

Foco!

Essa dica é falada em todo treinamento de gerenciamento de tempo, mas não custa relembrar. Faça uma coisa de cada vez. O diferente aqui é que o foco que você precisa se preocupar é o foco dos seus montadores. Como você projeta a máquina que eles montam, você deve organizar o projeto de uma maneira que facilite a sequência de montagem. Por exemplo, circuitos que mudam muito de pagina atrapalham a montagem.   

Padronize tudo!

Essa sim é a maior lição que podemos aprender com os alemães. Quando você for pensar em alguma coisa, não pense no melhor para esta máquina, não pense no melhor para você, no melhor para o seu departamento. Pense no que dará mais lucro para a empresa (normalmente o mais produtivo), o que agrega valor para o seu cliente ou o que é melhor para sua empresa. Faça a unidade hidráulica uma única vez! Talvez você tenha três unidades hidráulicas padronizadas, desta maneira, você terá um processo mais produtivo e um custo menor.

Conheço clientes que padronizaram até o projeto desenhado em Autocad.

Treine, Treine, Treine.

Procure seus principais fornecedores. Peça que eles deem um treinamento para os montadores. Você sempre vai ganhar alguns minutos de produtividade com essa estratégia.

Se você gostou deste post, baixe nosso artigo que apresenta as cinco etapas da criação de uma máquina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.