O que é eficiência? Ela contribui para o meu projeto?

Esforço versus resultado: É uma conta que tentamos fazer há todo momento nas nossas vidas, certo? Porém, o quanto deste conceito está presente nas nossas atividades profissionais e porque não dizer, o quanto está presente nos nossos projetos de máquinas e seus painéis elétricos. Entender a eficiência do que projetamos tem um papel fundamental no momento atual.

Eficiência também é fazer mais com menos?

A preocupação aqui não é abordar um conceito técnico, mas promover uma profunda reflexão sobre o uso da energia elétrica nas nossas máquinas e equipamentos. A redução de custos de produção é assunto perseguido constantemente por todos os profissionais da indústria, desde os responsáveis pelos projetos até os responsáveis pela operação, todos são cobrados por realizar nas suas atividades esta redução.

Assim, a eficiência energética é foco do dia-a-dia das indústrias. Projetistas industriais precisam estar alertas sobre o uso eficiente de todos os recursos gerais, entre eles a energia elétrica. Mas, você pode estar se perguntando: Além da questão ambiental (importante), em quais outros pontos devo me amparar para promover o aumento da eficiência energética?

Energia também é perdida em calor e o calor precisa ser resfriado.

Muito da energia elétrica perdida no processo industrial é perdida em calor. Como não me lembro da necessidade de instalação de resistências elétricas dentro de painel elétrico (nosso foco de estudo), entendo que não é bem vinda qualquer geração de calor.

No artigo “Componentes que Geram Calor” abordamos frontalmente este tema e apresentamos algumas situações onde a geração de calor dentro do painel elétrico atua como verdadeiro vilão da eficiência energética. Entenda, se você precisa especificar sistemas de ar condicionado cada vez mais potentes para seu painel elétrico, você precisa parar e rever algumas questões!

Reduzindo o tempo útil dos equipamentos

Submeter componentes do painel elétrico a regimes intensos, com certeza reduz o seu tempo de uso e diminui o MTBF da máquina. Clientes precisam produzir o maior tempo possível! É para isso que servem as máquinas e equipamentos que entregamos a eles. Prezar pela redução de falhas ao longo do processo produtivo e garantir máquinas mais confiáveis é responsabilidade de projetos.

Esta é uma justificativa pouco utilizada por projetistas de maquinas para que atuem fortemente no aumento da eficiência energética. Faça bom uso dela.

Eficiência deve estar em todos os lugares

Nos artigos anteriores desta série conseguimos abordar diversos aspectos de projetos de painéis elétricos. Nosso o objetivo é alertar ao máximo o fato que a eficiência energética deve ser buscada em todos os momentos nas nossas atividades dentro da indústria. As suas razões para isso podem ser ambientais, conceituais/filosóficas, ou melhor, comerciais e financeiras (muito mais fáceis de justificar, não?).

Nossa equipe a seu dispor.

A Engenharia de Aplicação da Murrelektronik está à sua disposição para juntos avaliarmos seus projetos e indicar os melhores componentes e ajustes de projetos para aumentar a eficiência energética dos seus painéis elétricos. Faça contato!

Muito obrigado!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.