O que é Indústria 4.0 © fotolia/Westend61

A quarta Revolução industrial! O que é Indústria 4.0?

Para nós do Blog de Automação, buscar conteúdos ricos e muitas vezes exclusivos é um dos nossos principais objetivo. Em 2017 começamos uma parceria com a Plattform Industrie 4.0 – Organização Alemã, que dedica-se exclusivamente a Industria 4.0. Nossa parceria com eles é desenvolver uma compreensão geral e consistente sobre Indústria 4.0 aos nossos leitores brasileiros. Esperamos que essa e outras parcerias que virão possam te ajudar no seu dia-a-dia, aumentando seus conhecimentos e experiências.

A quarta Revolução industrial: Rumo a uma produção inteligente e flexível

A Indústria 4.0 combina métodos de produção com tecnologia de informação e comunicação de ponta. A força motriz por trás desse desenvolvimento é a crescente digitalização da economia e da sociedade. Ele está mudando o futuro da fabricação e do trabalho na Alemanha: Na tradição da máquina a vapor, a linha de produção, eletrônica e TI, as fábricas inteligentes estão agora determinando a quarta revolução industrial.

A base tecnológica é fornecida por sistemas inteligentes, em rede digital, que possibilitarão processos de produção em grande parte auto-gerenciáveis: No mundo da Indústria 4.0, pessoas, máquinas, equipamentos, sistemas de logística e produtos se comunicam e cooperam diretamente. Os processos de produção e logística são integrados de forma inteligente em todos os limites da empresa para tornar a fabricação mais eficiente e flexível.

Isso facilita as cadeias inteligentes de criação de valor que incluem todas as fases do ciclo de vida do produto – desde a ideia inicial do produto e desenvolvimento, produção, uso e manutenção até a reciclagem. Dessa forma, os desejos dos clientes para tudo, desde a ideia do produto até a reciclagem, podem ser considerados, bem como os serviços relacionados. Isso permite que as empresas produzam produtos que sejam personalizados de acordo com os requisitos individuais do cliente com mais facilidade do que antes. A produção individual e a manutenção de produtos pode se tornar a nova norma.

Ao mesmo tempo, custos de fabricação podem ser reduzidos apesar da fabricação individualizada. A rede de empresas na cadeia de suprimentos permite otimizar não apenas as etapas de produção individuais, mas a cadeia de valores inteira. Informações completas em tempo real permitem que as empresas reajam com a disponibilidade de certas matérias-primas no início, por exemplo. Os processos de produção podem ser controlados por meio das fronteiras da empresa para poupar recursos e energia.

Em suma, a eficiência da produção pode ser melhorada, a competitividade da indústria alemã se fortaleceu e a flexibilidade da produção aumentou.

Principais tarefas organizacionais sociais e políticas

Isso oferece um enorme potencial para a Alemanha como uma inovação e localização comercial, uma vez que cerca de 15 milhões de empregos dependem direta e indiretamente das indústrias de manufatura. A digitalização da indústria e da economia não só transformará os processos de criação de valor, mas também dará origem a novos modelos de negócios e novas perspectivas para os funcionários. Processos de produção inteligentes e digitais apresentam grandes oportunidades para as pequenas e médias empresas em particular.

No entanto, à medida que a economia se torna mais digitalizada e conectada em rede, o número de interfaces entre diferentes atores aumenta. Padrões uniformes para diferentes setores da indústria, segurança de TI e proteção de dados desempenham um papel central nisso, bem como questões relacionadas à forma como o trabalho será organizado no futuro. Somente se todos os interessados relevantes da indústria, ciência, política e sociedade estão envolvidos e trabalham juntos desde um estágio inicial, eles podem fazer da quarta revolução industrial um sucesso. A Plattform Industrie 4.0 é encarregada de elaborar recomendações relevantes para a ação e demonstrar com exemplos de aplicações como a fabricação industrial pode ser digitalizada com sucesso na prática.

Plattform Industrie 4.0 

O objetivo primordial da Plattform Industrie 4.0 é garantir e desenvolver a principal posição internacional da Alemanha na fabricação industrial. A plataforma visa promover a mudança estrutural digital e fornecer a estrutura consistente e confiável necessária para isso. Quanto maior a rede, a cooperação, a participação e a coordenação de todas as partes interessadas são necessárias. O objetivo da plataforma é, portanto, desenvolver uma compreensão geral consistente da Indústria 4.0 por meio do diálogo com empresas, sindicatos, ciência e governo. Para elaborar recomendações relevantes para a ação e demonstrar com exemplos de aplicações como a fabricação industrial pode ser digitalizada com sucesso na prática.

Nós do Blog de Automação, sempre procuramos conteúdos e parcerias que agreguem valores aos nosso leitores. Esse texto foi traduzido com Autorização do Site Plattform Industrie 4.0, para ver essa matéria original clique aqui.

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Neste blog você encontra diversos assuntos relacionados ao mundo da Automação Industrial, caso você tenha alguma sugestão de conteúdo click no link abaixo e nos envie!

Botão Sugestões

Se o botão não funcionar, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.