O Que é PCP?

O Que é PCP?

Para qualquer chão de fábrica, as áreas de logística e produção são essenciais. Isso porque, sem elas, é impossível manter o sistema inteiro em funcionamento de maneira adequada. Para conseguir alcançar a qualidade, agilidade e economia em seus processos, entender o que é PCP e como aplicá-lo é primordial.

Afinal, o que é PCP?

PCP é a sigla para o termo Planejamento e Controle de Produção — em inglês, Production Planning and Control. Essencialmente, podemos dizer que se trata de um processo de gerenciamento de todas as atividades de produção.

Isso envolve analisar tudo aquilo que será produzido, quando será produzido, quais os recursos utilizados na operação de produção, entre muitas outras atribuições que entenderemos melhor a seguir.

Hoje, contar com profissionais especializados em PCP é o que garante a eficiência da indústria. Em um cenário cada vez mais competitivo, sua existência se faz obrigatória.

O que um profissional de PCP faz?

Agora que você já sabe o que é PCP, chegou a hora de entender melhor o que esse profissional faz. O profissional de PCP apoia o gerenciamento da empresa como um todo usando como base informações extraídas de todos os setores. Dentre as suas principais atribuições, temos:

  • determinar quais produtos serão produzidos e em que momento;
  • determinar a quantidade de produtos que serão produzidos;
  • definir os recursos que serão utilizados nessa produção do início ao fim;
  • fazer o monitoramento para corrigir possíveis falhas ou desvios no processos;
  • verificar o layout da planta industrial para melhor aproveitamento dos fluxos de produção;
  • definir a mão de obra, tanto humana quanto mecânica;
  • definir os processos de manufatura da empresa;
  • analisar as previsões de venda, a fim de planejar adequadamente a produção;
  • sugerir aumento ou redução de capacidade;
  • dar suporte para as tomadas de decisão por meio dos indicadores e análises de PCP;
  • fazer a emissão de ordens, emitindo a documentação necessária e liberando o início da produção quando todos os recursos estiverem disponíveis.

O mercado é cada vez mais exigente e a indústria tem crescido a cada ano que passa. Com o aumento da quantidade de concorrentes, o planejamento, a programação e o controle da produção — práticas de PCP — podem ser a diferença entre quem o que dá certo e o que não dá.

Gostou de entender o que é PCP? Para saber mais sobre a otimização dos processos da indústria continue acompanhando o blog da Murrelektronik!18

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.