Como Calcular Custo de Produção de Uma Máquina de Automação?

Como Calcular Custo de Produção de Uma Máquina de Automação?

Saber como calcular custo de produção é necessário para que você saiba se o trabalho na indústria está gerando lucratividade ou apenas garantindo o necessário para rodar, mês após mês.

Um bom cálculo pode direcionar mudanças de preço, alterações na linha produtiva e até mesmo a percepções sobre expansão da automação. Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

Como calcular custo de produção das máquinas de automação

O primeiro passo para saber como calcular custo de produção das máquinas é entender quais variáveis o influenciam. Desde o local onde a máquina está na planta industrial até a energia que ela consome devem ser considerados. Veja:

Área de ocupação da máquina

Este é um custo que não é comumente colocado em evidência na hora do cálculo, mas, na verdade, influencia muito na compreensão dos gastos com o imóvel, seja ele alugado ou próprio.

O ideal é utilizar o valor do metro quadrado — metragem utilizada x valor por metro quadrado / horas úteis do mês. O resultado deve ser um valor em custo por hora de área ocupada.

Consumíveis

Dependendo do que é produzido e de como é estruturada a linha de produção, as máquinas de automação industrial utilizam insumos específicos. Eles são divididos naqueles consumidos de forma direta e indireta.

Quando o consumível entra na fatia de utilização direta, o cálculo pode ser feito diretamente pelo preço do que foi consumido (quantidade). Na indireta, é necessário ratear de acordo com certo período. O custo deve ser somado e dividido pelas horas úteis.

Gastos com energia

É altamente recomendado contar com um relógio de medição de energia elétrica exclusivo para as máquinas da fábrica. Dessa maneira será possível separar o consumo delas daqueles administrativos.

No entanto, se não for assim, o cálculo deve ser feito pelo valor do kw/h multiplicado pela potência da máquina em kw. Assim será possível obter o custo com energia por hora.

Achou que os custos com energia estão muito altos? Talvez seja uma boa hora para investir em soluções de automação, como componentes para o painel de controle, que podem ajudar a economizar energia e reduzir gastos!

Manutenção

Para que a produção não seja falha, é importante que todas as máquinas estejam em pleno funcionamento. Por isso, é crucial investir em manutenção. O melhor cenário é aquele em que é feito um plano anual, o que facilita o cálculo dos custos. Porém, essa não é a realidade de muitas plantas industriais.

Assim sendo, é necessário somar todo o valor gasto com os trabalhos de manutenção ao longo de um período específico e dividi-lo pelo número de horas trabalhadas. Este KPI é tão importante quanto o OEE para estudos de produtividade.

 

Dicas infalíveis para reduzir custos com automação em máquinas. Cadastre-se!

 

Fórmula do cálculo

Com todos os valores acima registrados, é necessário somá-los para chegar a um custo por hora de produção. Lembrando que todas as dicas mencionadas acima podem ser feitas separadamente para cada máquina, assim é possível saber o custo produtivo somente de uma etapa do processo, ou de um produto.

Gostou de saber como calcular custo de produção? Confira mais artigos com utilidades como essa no blog da Murrelektronik!

Facebooktwitterlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.