Seu Painel Elétrico está abarrotado de componentes?

Máquina com mais funcionalidades, com mais inteligência, com mais componentes em campo, significa Painel Elétrico com mais componentes, com mais cabos, com mais fios, com mais conexões, com mais montagem, com mais testes, com mais consumo de energia, com mais geração de calor… Onde isso vai parar?

Seu Painel Elétrico está abarrotado de coisas e você precisa fazer algo sobre isso.

Aumento de funcionalidades e inteligência de máquinas e equipamentos para atender processos produtivos cada vez mais exigentes, para atender clientes que precisam de maior produtividade e confiabilidade. Acreditamos que estas questões e exigências fazem parte do seu dia-a-dia, certo?

Porém, aumentando a quantidade de variáveis do processo produtivo, aumenta-se também a quantidade de componentes no painel elétrico, responsável pelo controle e comunicação de toda esta inteligência. O que fazer então com um Painel Elétrico que não para de crescer? O que fazer para este ambiente não ficar abarrotado de “coisas” e acabar se tornando cada vez mais complexo de especificar, projetar, montar, testar e transportar para o cliente, remontar, testar… bom, você entendeu.

Primeira questão é: Pergunte se há necessidade de tudo que está dentro dele.

  • Todas as conexões devem sair do painel? – Se pensarmos em todos os sensores, válvulas, chaves, motores, medidores etc., podemos chegar a conclusão que SIM. Mas, se conectássemos os I/Os de diversos componentes diretamente em campo? Se tirássemos cartão de CLP, fios, bornes e relés do painel, enviando esta conexão para o corpo da máquina diretamente por um cabo de rede industrial (BUS)? A utilização de I/O Remoto responde esta questão. Você pode criar outros pequenos painéis ao longo da máquina ou ainda utilizar equipamentos de I/O Remoto IP67 descentralizando diversas conexões de componentes da máquina. Quer saber mais sobre estes assuntos? Então leia:
  • Organizar o painel diminuiria quais ações? – Tornar o Painel Elétrico mais organizado não é somente questão de beleza (Até porque não estamos falando somente de cortar direito os fios e passar os cabos de forma organizada). O principal avanço do Painel Elétrico está ligado à diminuição do tempo de diagnóstico de problemas, principalmente no que se refere às panes elétricas e curto circuitos. No artigo “Seu painel será organizado?” poderá entender melhor sobre o que estamos falando quanto a esta questão;
  • Modularizar minha máquina ajudaria no quê? – Você projeta máquinas e equipamentos, então já deve ter ouvido “muitas coisas” dos seus colegas que fazem a montagem, testes (em casa), desmontagem, transporte ao cliente, remontagem, tryout e entrega. Com certeza todos eles falam sobre as dificuldades encontradas no trabalho de campo. Modularizar máquinas é atuar diminuindo o tempo e custos de todo este processo, além de proporcionar ao cliente um nível superior de diagnóstico de falhas e atuação no reparo. Outros artigos nossos que tratam sobre isso são:

Sempre olhando por novas formas de fazer.

Excelência em Painel Elétrico é vida da Murrelektronik. Tudo o que fazemos é ajudar nossos clientes a melhorar suas condições de projetos, montagem e operação destes centros de inteligência. Quer nos acompanhar nessa missão? Faça contato com a nossa Engenharia de Aplicação.

Muito obrigado!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.