Colocaria pneu de Fusca em Audi – Proteção Elétrica

A pergunta pode parecer estranha, mas vou fazer assim mesmo: Você colocaria pneu de Fusca em um Audi Zero Quilômetro? Pense um pouco (bem pouco) e comece a ler este artigo.

Pneu de Fusca em Audi 0Km

Você que é um técnico na sua área, um projetista de equipamentos, pode ter achado um pouco estranha a nossa colocação.  Mas, agora que chegou a conclusão junto conosco que é inviável (no mínimo esquisito) usar pneu de um belo Fusca em um Audi novo, vamos explicar um pouco melhor a questão.

Da mesma forma que um pneu de Fusca era “seguro o suficiente” para conduzir e proteger este carro nas décadas de 1960/70/80, proteções elétricas para comandos de máquinas antigas eram boas o suficiente dar proteção elétrica as máquinas da sua época, pois, todos os outros componentes acompanhavam a mesma velocidade de atuação ou eram “grosseiros” o suficiente para suportar regimes elétricos mais intensos.

Da mesma forma que um Audi novinho em folha precisa de pneus que acompanhem toda a sua tecnologia de ABS, controle de tração, velocidades altas, recuperação de energia etc., máquinas hoje precisam de proteções elétricas condizentes com seus comandos elétricos repletos de CLPs, controles eletrônicos, equipamentos de proteção, automação integrada etc., pois cada componente deste é sensível o suficiente para necessitar de mais proteção elétrica.

Cada um ao seu tempo

 Deixando para trás a proteção elétrica do passado como por exemplo, os disjuntores,  vamos eleger alguns pontos para a sua reflexão.

A proteção elétrica dos comandos da sua máquina:

  • Tem tempo de reação mais veloz que o tempo desarme da fonte de alimentação?
  • Identifica exatamente qual foi o canal de alimentação que caiu?
  • Detecta corrente de fuga?
  • Desarma rapidamente em caso de sobrecarga?
  • Suporta Carga Capacitiva?

Se você respondeu NÃO para pelo menos 3 das perguntas a acima, sinal que algo está errado. Vamos especificar juntos novos pneus para o seu projeto? Veja agora um artigo/comparativo entre disjuntores que preparamos pra você.Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.