Protocolo de Rede Profibus

Conheça sobre o Profibus, Protocolo de Rede Industrial

Profibus é com certeza uma das maiores Redes Industriais disponíveis no mercado mundial e confirmar esta questão não é uma tarefa difícil. Seja pela sua longevidade, pela abrangência da sua utilização, pelas versões iniciadas a partir dela ou pelo empenho no desenvolvimento da tecnologia, o Profibus é uma parada obrigatória quando a questão é falar sobre Redes Industriais.

Profibus , um fieldbus de respeito em todo o mundo.

Se o assunto Redes Industriais não se esgota, simplesmente falar da importância e abrangência da Rede Profibus e suas ramificações já garantem inúmeros artigos e materiais. Como o nosso compromisso com nossos leitores é abordar estes assuntos de forma gradual, vamos aqui falar de forma objetiva (mas, inicial), sobre a Rede Profibus e suas vertentes de aplicação.

Um pouco da história do Profibus

Com desenvolvimento iniciado em meados de 1987 a partir dos esforços de grandes empresas de automação industrial e institutos de estudos, que na época, investiam seus esforços na criação de fielbus para comunicação industrial, o Profibus começou a ser implementado primeiramente em instalações de manufatura para depois, em 1995, ser utilizado também em instalações de processos contínuos.

Destes primeiros movimentos até hoje o Profibus nunca mais parou, ampliando suas condições de aplicação, criando versões dedicadas para demandas de mercado e construindo um ecossistema muito forte que conta com uma infinidade de profissionais e empresas certificados a partir das Associações espalhadas pelo planeta.

No que pensar antes de aplicar Profibus na sua instalação industrial?

Elaboramos alguns artigos para te proporcionar uma sequência de reflexão sobre o uso das Redes Industriais nos seus projetos. Mesmo que este assunto não seja novidade para você (acredito que seja este o caso), as etapas que estamos sugerindo lhe trarão novos insights sobre o assunto! Vamos a eles:

  • Olhando novamente para as Redes Industriais – Empresas e profissionais estão em momentos diferentes quanto à aplicação das redes industriais, qual o seu?
  • Quais são as principais vantagens em aplicar? – Reveja quais os principais benefícios em aplicar Redes Industriais nos projetos das suas máquinas e equipamentos;
  • Como escolher a melhor Rede Industrial? – Esta é a pergunta que não quer calar. Criamos um artigo falando sobre os principais pontos desta decisão;
  • Isso irá influenciar a modularização da minha máquina? – Uma das principais vantagens das Redes Industriais, modularização de máquinas e equipamentos;

As versões da Rede Profibus

Já estamos escrevendo artigos sobre cada uma das versões desenvolvidas a partir do Profibus original, se gostaria de saber prioritariamente de alguma delas, faça contato com nossa Engenharia de Aplicação e peça mais informações.

De qualquer forma, vamos aqui falar mais sobre cada uma das principais versões:

Profibus DP

Desenvolvido para comunicações em alta velocidade e baixo custo, o Profibus DP tem o objetivo de proporcionar a conexão de componentes discretos em equipamentos descentralizados com um custo acessível. Hoje, pode atuar transmitindo 1Kbyte de dados em menos de 2ms. Atuando na substituição de comandos e sinais em 24 Vdc (pontos digitais), bem como comunicações padrão de 4-20mA, o Profibus DP é uma excelente opção de Rede Industrial para máquinas e equipamentos de médio e grande porte. 90% das aplicações em Profibus usam Profibus DP em uma das suas 3 versões.

Profibus PA

Profibus PA atende aplicações mais voltadas para instrumentação presente em máquinas e equipamentos da Indústria de Processos Contínuos. Mais capaz para transmitir dados de componentes como transmissores de pressão, temperatura, conversores de sinal ou posicionadores, atua de forma muito produtiva em comunicações 4-20mA. A transmissão de dados de segurança sobre as condições de todo o sistema oferecidas pelo Profibus PA também garantem uma evolução quando ao diagnóstico de falhas diminuindo o tempo de avaliação de falhas. A alimentação de equipamentos de campo em áreas intrínsecas dá a ele a condição de atuar em instalações à prova de explosão.

Profibus FMS

Preparado para realizar comunicação entre equipamentos de controle de diferentes padrões como CLPs e DCSs, o Profibus FMS se torna uma solução de comunicação universal capaz de atender tarefas mais complexas em equipamentos descentralizados. Proporcionar esta comunicação entre equipamentos inteligentes e sistemas de automação é normalmente usado em nível de controle. Para comunicações mestre-mestres (peer-to-peer) tem sido substituída pelo Profinet, rede sobre a qual falaremos em outro artigo.

Profibus ASi

Rede do “bloco” Profibus criada para atender aplicações entrantes ou máquinas e equipamentos de menor porte, nasceu mais familiarizada com as conexões digitais, evoluindo posteriormente para suportar algumas conexões analógicas em suas aplicações. Utilizando cabos de conexão chatos autoregenerativos, é muito utilizada também em aplicações ondes os mestres I/O Remoto precisam/podem ser trocados de posição, sem prejuízo à instalação ou à comunicação de dados. Em suas diferentes versões a Rede ASi pode ser utilizada com até 64 endereços de rede. Este foi tema de um artigo desta série.

E assim vamos avançando!

Logo iremos publicar os aprofundamentos sobre as diferentes versões da Rede Profibus, mas se sua necessidade de conhecimento e aplicações destas redes não pode esperar, saiba que temos à sua disposição uma equipe de Engenharia de Aplicação para esclarecer suas dúvidas e proporcionar os testes necessários para que avance no uso das Redes Industriais nas suas máquinas e equipamentos. Faça contato conosco!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.