É possível aumentar a eficiência e reduzir painel?

“No momento de projetar o painel elétrico:

  • Precisa de mais funcionalidades? Precisa de mais equipamentos!
  • Precisa de mais equipamentos? Precisa de mais energia elétrica!
  • Mais equipamentos e energia elétrica? Então gera mais calor e precisa de mais espaço!
  • Então vamos precisar de painéis maiores e refrigeração mais potente!”.

Aonde esta conta vai parar?

Na contramão desta questão, este artigo tem o objetivo de provocar o seguinte pensamento: Será que chegou o momento de reduzir painel elétrico e não de aumentá-lo?

Olhando pelo prisma do aumento da eficiência energética (tema desta série de artigos), a redução do painel elétrico tem alguns objetivos claros:

  • Em painéis menores cabem menos equipamentos ou equipamentos menores e mais eficientes;
  • Equipamentos menores e mais eficientes precisam de menos energia elétrica e geram menos calor;
  • Utilizando menos energia na alimentação e menos energia na refrigeração, muito da eficiência energética é alcançada!

Os projetistas de máquinas e equipamentos precisam abraçar a necessidade de reduzir painel elétrico e reduzir o uso de recursos. Entregar mais potência de painel de comando em função da potência consumida é uma necessidade real.

Se não está usando, então está se perdendo.

A conta é muito fácil e todo projetista já passou por ela algumas vezes na carreira: Qual a potência consumida pelo seu painel elétrico frente à potência que ele entrega para a máquina?

Nesta simples conta já medimos perdas acima de 20% de potência! Perda de 20% de toda a energia elétrica consumida pelo painel elétrico. Quando medimos a mesma questão na instalação completa da máquina ou equipamento o número não é muito diferente.

Além de impactar diretamente os custos de produção, se esta energia não está sendo usada pelo processo, está “indo” para onde? Está afetando o quê?

Reduzir painel elétrico é uma tarefa possível!

Agora, se ao invés de perder 20% da potência de um painel, pudéssemos reduzir 20% do seu consumo e do seu espaço? Será que esta questão estaria alinhada com o aumento da eficiência energética do processo produtivo? Claro que sim!

Ações para alcançar este resultado terão impacto positivo diretamente nos seus projetos. Os benefícios estão ligados aos custos de operação das máquinas entregues, à utilização de espaços no chão de fábrica, à geração de calor dos painéis elétricos e a confiabilidade entregue pelo equipamento.

Vamos te ajudar a ajustar todas estas questões

Melhorar projetos de Painéis Elétricos é um dos principais focos de atuação da Engenharia de Aplicação da Murrelektronik. Use a nossa experiência em favor dos seus projetos!

Muito obrigado!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.