Redes Industriais qual devo usar?

Para esquentar de vez a nossa trilha de conteúdo sobre Redes Industriais vamos aqui responder a PERGUNTA DO MILHÃO! Afinal, qual a melhor Rede Industrial a ser utilizada no meu projeto?

Pergunta do milhão das Redes Industriais

No melhor estilo programa de auditório estamos aqui fazendo a pergunta: Qual é a melhor Rede Industrial para ser utilizada no meu projeto de máquina e equipamento? Bom, gostaríamos de colocar simplesmente as múltiplas escolhas em um formulário simples abaixo, mas, como você já imaginava a resposta não é tão direta assim.

Mesmo com esta questão, também não vamos ficar aqui divagando em avaliações filosóficas, pois o objetivo deste artigo é dar direcionamento objetivo para a sua busca, para a sua especificação de Rede Industrial mais adequada para as necessidades que possui.

Leia também:

Em time que está ganhando, se melhora gradualmente para ficar ainda melhor.

Vamos ser claros: Antes de pensar em I/O Remoto precisamos lembrar-nos da tecnologia que está ligada a ele, o equipamento que controla praticamente toda a operação da máquina ou equipamento, nosso amigo CLP. Vamos começar olhando por ele?

Se sua empresa (fabricante de máquina) ou seu cliente já possui uma definição clara de quais são as marcas e modelos de CLP possíveis de serem utilizados nas suas aplicações, a decisão sobre quais Redes Industriais devem ser avaliadas fica muito mais simples. Ter esta base como parâmetro facilitará sua busca, devendo somente ficar alerta sobre limitantes críticos de cada Rede Industrial defendida pelo fabricante de CLP que você utiliza.

Porém, se não existe esta definição de marca de CLP a ser utilizado, precisará fazer uma avaliação partindo das variáveis típicas de definição de Redes Industriais que são: Quantidade, tipo e distribuição dos pontos; Distância entre pontos e o painel elétrico; Latência suportada no comando; Tecnologia de CLP adotada pelo cliente ou pela sua empresa. Estas questões serão tratadas com mais detalhe em artigos posteriores.

Falando sobre os principais fabricantes de CLP e suas Redes Industriais

Como o incentivamos a avaliar quais são as marcas de CLP que mais usa como ponto de partida desta escolha, vamos aqui listar algumas (ou principais) marcas de CLP do mercado e as Redes Industriais defendidas por eles:

  • Siemens – Profinet, Profibus e AS-Interface.
  • Rockwell – Ethernet/IP, DeviceNet e ControlNet.
  • Schneider – Canopen e Modbus.
  • Existem ainda outras Redes como – EtherCAT, Modbus TCP, Modbus RTU…

Vamos decidir juntos sobre isso?

Este conteúdo tem o objetivo de tornar muito mais claras as opções de uso de Redes Industriais, certo? Mas, queremos participar profundamente da sua decisão de uso. Então, vamos agendar uma reunião presencial ou online com nossa Engenharia de Aplicação para te ajudarmos nessa decisão?

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.