Responsabilidade Social – Refletindo a importância dessa causa tão nobre

Responsabilidade social é quando uma empresa voluntariamente adota postura e ações que promovam a conscientização de seu publico interno e externo para a comunidade local. Hoje queremos te convidar para uma pausa e reflexão sobre o que é Responsabilidade Social para você, para a empresa que você trabalha, para os seus amigos e familiares.

Nós da Murrelektronik acreditamos que podemos transformar o mundo através da educação. E essa é a filosofia da ONG Casa do Zezinho, que desde 1995 nós apoiamos com muito amor, por levar em sua filosofia a questão da educação.

Há mais de 20 anos, a Tia Dag como é conhecida carinhosamente Dagmar Garroux – fundadora da Instituição – desenvolveu uma Pedagogia diferenciada, à qual batizou de Pedagogia do Arco Íris. Esse conjunto pedagógico inovador de ação social da Casa do Zezinho traz uma pedagogia desenvolvida na prática, promovendo educação de qualidade e tem como ponto central o desenvolvimento da autonomia de pensamento e de ação a partir de 4 pilares da educação, o Ser – (Espiritualidade), o Conhecer – (Ciências), o Saber – (Filosofia) e Fazer – (Arte). Mas por que o Arco íris?

“Pelas possibilidades de manipulação permitidas pelas cores. Meu cavalo pode ser azul, o seu amarelo e o seu verde. Posso brincar do que eu quiser, ser o que eu quiser, com a cor que eu desejar. Um vir-a-ser diferenciado, com a minha própria cor. O passaporte para o meu destino será a cor que eu escolher. As cores do Arco íris representam as possibilidades de sonhar, são as pinceladas da diversidade que a vida contém. A tolerância, o amor, a solidariedade, na alma de cada Zezinho. É a conquista da autonomia através da mobilidade. Na Casa do Zezinho, as etapas que a criança percorre são simbolicamente divididas pelas cores que compõem o Arco íris. Sete são as cores do Arco íris, reveladas por gotas de água que, como o pés, deixam atravessar a luz do Sol, assim diz a ciência. Essa luz é um fenômeno ondulatório e uma energia produzida pela vibração de partículas. Cada uma das cores que enxergamos é resultado de uma vibração diferente: do violeta ao vermelho esse movimento aumenta, intensifica-se. O passaporte de uma cor para outra, ou seja, de um espaço para outro é a mobilização. A cada cor associamos um dos elementos da Natureza. E, a cada elemento, associamos núcleos de atividades de criação pedagógica, os chamados Espaços de Aprendizagem.”

E lá se foram 20 anos apoiando esse projeto maravilhoso. Conhecer o que faz a Casa é um processo que transforma: muda a forma de pensar, ver e agir. É preciso atravessar a ponte – literalmente – descobrir o mundo Zezinho e todas as oportunidades mobilizadoras que eles oferecem.

*Casa do Zezinho é uma organização social sem fins lucrativos, localizada na extrema zona sul de São Paulo em uma região também conhecida como Triângulo da Morte, na Subprefeitura do Campo Limpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.